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Refrigerantes devem ser esquecidos do cadárpio – Foto: Thinkstock/Getty Images

Estou de dieta e dê olho nas calorias. Aí, vou ao supermercado e olho o rótulo de um refrigerante zero. A bebida tem zero calorias, então, posso consumir, certo? Errado! Apesar da redução das calorias, a bebida não tem nenhum nutriente bom a seu organismo e ainda não acaba com a sede.

No vídeo, os médicos Ewerton Oliveira e Gustavo Fontenelle falam com bom humor sobre os males do refrigerante zero e como as pessoas se enganam com a bebida. Assista abaixo:

 

Mais sódio e mais sede

De acordo com os médicos, ao retirar um ingrediente da bebida, como o açúcar, outros elementos são incluídos ou aumentados. O refrigerante zero tem algum tipo de adocante e também mais sódio que a versão normal.

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“Com tanto sódio, o refrigerante zero não vai te hidratar. Ele vai deixar você com mais sede”, afirma Fontenelle.

Zero açúcar e zero nutrientes

Além disso, médicos e nutricionistas costumam alertar que os refrigerantes não agregam nada a sua saúde. “Não é nutricionalmente bom e nada que tem ali vai trazer algum benefício. O refrigerante não tem função em seu organismo”, explica Oliveira.

E se já for um “vício”?

Mesmo sabendo dos males do refrigerante, muitos não conseguem ficar sem a bebida. Para quem está nesta lista, os médicos comentam que vale trocar a versão normal pela light ou zero em um primeiro momento. Depois, a ideia é tentar diminuir a quantidade da bebida. Se consumir um copo por dia, tente beber porções menores ou em dias alternados. Siga assim até conseguir eliminar a bebida de seu cardápio.

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Risco de doenças

Quer mais motivos para abandonar os refrigerantes? Pesquisas já mostraram que o consumo diário da versão diet aumenta em 61% a chance de ter problemas cardiovasculares. Há também um aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC).

sucoAlternativas

Uma boa ideia para seguir na dieta e excluir os refrigerantes é apostas em águas saborizadas. A bebida tem baixíssimo valor calórico, hidrata e ainda ajuda a perder peso com combinações de frutas com qualidades termogênicas, que aceleram o metabolismo, por exemplo.

Sucos também podem ser bem-vindos na dieta. O natural, feito com a fruta em casa, é sempre a melhor opção, mas também é possível encontrar bons sucos de caixinha nos mercados.

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A endocrinologista Giulianna Pansera e a nutricionista Karla Vilaça lembram que, para escolher o melhor suco, é preciso ficar atento aos rótulos e optar por aqueles produtos com água e fruta e sem conservantes. Sucos integrais ou 100% fruta também são boas pedidas.

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