Sema e parceiros retiram 20 toneladas de lixo de unidade de conservação- Foto: assessoria
Sema e parceiros retiram 20 toneladas de lixo de unidade de conservação- Foto: assessoria

Aproximadamente 20 toneladas de lixo foram retiradas da Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Cristalino 1 e 2, em Alta Floresta. A ação foi realizada nos dias 10 e 11, durante a 5ª edição do Mutirão de Limpeza Anual do rio e contou com o apoio da unidade regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e parceiros, como prefeitura municipal, políticos locais, ribeirinhos, órgãos da administração pública e representantes da sociedade civil.

O grupo percorreu cerca de 80 quilômetros de barco pelo rio Teles Pires. Ao longo do trajeto foram encontrados fogão, garrafas PETs e de vidro, sacolas, banco de ônibus, sofá, ferragens, geladeira, entre outros. O servidor da unidade regional da secretaria Leandro Rodinei Brauwers explica que foram necessários 15 embarcações para fazer a retirada do lixo. “É assustador a quantidade de resíduos que encontramos. O mais difícil é saber que as próprias pessoas jogam.”

Leia também:  Leilão beneficente em MT deve ajudar pacientes com câncer em Hospital de Barretos

Leandro destaca a importância de envolver a população no mutirão de limpeza. Ele entende que assim as pessoas poderão entender o significado que o meio ambiente tem para a vida delas e se conscientizar do quanto certas atitudes são prejudiciais à natureza. Ao longo desta semana uma equipe deixou o lixo em pontos estratégicos para a outra parte do grupo fazer a parte operacional mais pesada, que é o transporte. O lixo foi encaminhado para o aterro seco de Alta Floresta.

Sobre os parques

Os Parques Estaduais do Cristalino 1 e 2 são uma unidade de conservação da Sema. Juntos eles somam quase 185 mil hectares que abrangem os municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, com rica biodiversidade da floresta amazônica.

Leia também:  Mais de 2 mil pessoas recebem chave da casa própria em Primavera
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.