Agora MT Mais Notícias Decore Agora Viagem ao antiquário | Decore Agora
DECORE AGORA

Viagem ao antiquário | Decore Agora

FONTE
VIA

Olá pessoal!

Hoje o Blog te convida a fazer uma viagem.

Mas além da memória, a proposta de aproveitar peças antigas tem um apelo também de ecológico e de reaproveitamento. Evita comprar algo novo e oferece uma nova vida a um objeto que poderia virar lixo. E com pequenas restaurações às suas peças antigas, estas se tornam novas.

01

Se quiser criar um ambiente exclusivo e pessoal para a sua casa incorpore algum móvel ou elemento antigo. Muitas pessoas pensam que esses tipos de móveis jamais encaixaria com a decoração de suas casas e isso está longe da realidade. As últimas tendências apontam para o ecletismo, criando ambientes onde se combinam móveis e objetos modernos com peças antigas que ressaltam as tendências.

02

Peças de tempos antigos podem trazer-nos lembranças, pois muitas das peças antigas que temos em casa são muitas vezes heranças familiares, relíquias que passam de geração em geração. Podemos até referir que algumas das peças são vintage.

Mas o vintage está na moda, o antigo que é usado ainda hoje. Baseia-se numa decoração de memórias, em que personaliza o seu espaço.

Aproveitá-las é uma forma fácil de dar um toque de irreverência, sofisticação e luxo à sua casa.

03

A restauração e a compra de antiguidades nunca saíram de moda. Inclusive se organizam leilões em todo o mundo onde você pode conseguir alguns dos melhores e mais cotados objetos que se encontram no mercado. O objeto antigo é uma referência do passado, um testemunho, um recordo, uma evidência e em seu caráter histórico radica seu valor principal. Uma antiguidade não é meramente uma peça decorativa, também contém os valores do tempo e os indícios culturais que as caracterizam.

Pensando em decoração, enquanto estamos de olho no tempo, prestando atenção aos ponteiros do relógio andarem contra nossa vontade, podemos pelo menos observar belos objetos decorativos.

04

DICA:

É necessário ter alguns conhecimentos das técnicas e artes decorativas de cada época, você pode adquiri-los através da leitura e perguntas em espaços de compra e venda. Mas hoje queremos compartilhar alguns truques que você pode considerar:

  • As gavetas são uma das peças que os antiquários profissionais olham primeiro. De fato escondem muita informação, até meados ou finais do século XIX os cortes eram feitos sem máquinas, somente com a ferramenta manual e as juntas eram totalmente artesanais. Nada de cola nem pinos. As junções entre duas peças eram feitas tipo “rabo de andorinha”.
  • Os puxadores dos móveis antigos anteriores ao século XVII não possuem parafusos nem porcas, mas sim peças que se ajustavam em um orifício feito na gaveta, que depois se abria para fixar o puxador em si martelando o mesmo.
  • Os pregos com o qual se fixavam os ornamentos eram quadrados e terminavam com forma de pirâmide, por serem feitos a mão.
  • O vidro antigo é diferenciado por seu característico tilintar ao ser golpeado com uma peça metálica suave, ou simplesmente com a unha. Quanto mais se propaga o som saberemos que o vidro é de melhor qualidade.

Antes de escolher a “peça” que dará caráter para a sua decoração pense bem no espaço que quer decorar, com qual elemento vai conviver, seu orçamento. Existem múltiplas opções e pense que a decoração de casa é uma equilibrada mistura de volume e cor. Se conseguirmos uni-las com certeza o resultado será bom, independentemente do próprio estilo decorativo.

05

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas