Foto: reprodução
Foto: reprodução

Caros leitores, vocês devem ter notado que fiquei um mês sem postar no blog Agora Terapia, isso ocorreu porque eu estava de férias. Férias mesmo! Sem ler, escrever ou atender ninguém em relação ao trabalho, tanto na Clínica quanto na minha Empresa. Pois, é muito importante tirar um período para descansar de suas atividades profissionais, isso vai te dar muita força e energia para um ano produtivo e de muitas conquistas.

E você? Já decidiu quando vai tirar férias? Se puder se programe o mais rápido possível, precisamos de férias para ter uma boa qualidade de vida!

Segundo um trabalho¹ de pesquisa desenvolvido no laboratório de psicologia experimental da PUC de São Paulo que investigou os efeitos da submissão a estressores crônicos e moderados, (Chronic Mild Stress) e a relação entre estresse e depressão em sujeitos experimentais, afirma que há semelhanças entre os fenômenos estudados em animais no laboratório e as psicopatologias encontradas nos humanos.

Segundo esses especialistas, quando um sujeito é exposto a um conjunto de agentes estressores (cansaço, sono irregular, má alimentação, brigas, disputas, dificuldades), por um longo período, o resultado é um estresse tão grande que a pessoa deprime. Um efeito grave dessa depressão, nesse caso, é a falta de prazer em atividades de lazer. A pessoa não sente prazer em tirar férias e fica o tempo todo “conectada” com o ambiente de trabalho, não consegue relaxar, conversar livremente, dançar, viajar ou simplesmente jogar conversa fora.

Sabemos que não é fácil afastar do emprego ou da empresa, principalmente com a concorrência e pressão diária sobre crise econômica, riscos e dificuldades. Assim, muita gente tem adiado as férias por medo. Mas não se engane! Ficar sem descansar pode trazer prejuízos graves à sua saúde e afetar suas relações profissionais e pessoais.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.