Agora MT Destaques A cozinha perfeita para formar verdadeiros gestores gastronômicos
DESTAQUES

A cozinha perfeita para formar verdadeiros gestores gastronômicos

Da assessoria
VIA

FERNANDO MACK“Se fosse um curso de medicina, eu diria que nós construímos um hospital”. Essa declaração é do Chef Fernando Mack sobre a cozinha experimental que foi edificada para o curso de gastronomia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). A comparação foi feita para cerca de 60 pessoas que participaram da palestra ministrada nesta semana.

GASTRO 1Mack é o consultor de gastronomia no Centro Universitário e participou da construção do curso desde o início. Para ele, um dos principais fatores que influenciam na qualidade de um chef é a estrutura onde ele se profissionaliza.  Ele explica que a cozinha do Univag irá proporcionar experiências reais vividas no mercado de trabalho, para formação de verdadeiros gestores gastronômicos.

“Estudar em uma grande estrutura é fundamental. Com tudo que vivenciei no Brasil e fora do país percebi que o laboratório é essencial para criar referência para os futuros chefs, os estudantes. Tomamos todo cuidado em deixar todas as áreas divididas”, disse Mack sobre a cozinha que além da área quente irá trabalhar com confeitaria e panificação.

FOGO

Ainda durante a palestra, o Mack apresentou alguns fatores que levam o chef ao aperfeiçoamento, dentre eles: criatividade, fundamentos técnicos, higiene, gestão, cursos e palestras extracurriculares e, claro, amor ao que se faz. De acordo com Fernando, a estrutura laboratorial, didático-pedagógica e do corpo docente, todos altamente qualificados, irá proporcionar e incentivar o aluno a desenvolver esses e outros quesitos.

Todos puderam conhecer a estrutura que será disponibilizada pelo Univag, durante visita técnica na cozinha experimental. “Conheço outros laboratórios de Cuiabá e sem dúvidas esse é o melhor”, declarou uma das participantes do evento.

ALUNOS

Este semestre (2016/1) será contemplado com a primeira turma de Gastronomia. O vestibular é gratuito e por agendamento. A novidade para os estreantes é a isenção na matrícula.

Com duração de quatro semestres o curso é ofertado nos períodos matutino, vespertino e noturno. Os laboratórios foram construídos especialmente para atender as necessidades da gastronomia, simulando um ambiente cotidiano de cozinha, com objetivo de aproximar o acadêmico de uma realidade mais perto possível do mercado de trabalho.

GASTRONOMIA 2O tecnólogo em gastronomia formado pelo Univag terá competência para trabalhar em restaurantes, bistrôs, buffets, hotéis, eventos, entre outros. A área de atuação é ampla, crescente e o curso foi planejado e estruturado nas necessidades e exigências deste mercado.

Um dos diferenciais do curso Tecnólogo em Gastronomia é a parceira com a Universidade de San Ignacio de Loyola, localizada em Lima-Peru, que tem assinatura de Paul Bocuse, um dos principais chefs do mundo e que também possui escolas de gastronomia em diversos locais da França. Dois módulos do curso serão aplicados por essa universidade, para complementação da graduação.

Avaliações

As graduações do Centro Universitário de Várzea Grande são bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), com conceitos 4 e 5 (sendo 5 a nota máxima). O mesmo ocorre em rankings educacionais. O Guia do Estudante da Editora Abril, que afere as graduações de todo Brasil, individualmente, e sela as instituições como as melhores universidades do Brasil, classificou o Univag com 52 estrelas, divididas em 16 graduações.

Alguns fatores diferenciam o Univag de outras instituições privadas de ensino superior. A organização didático-pedagógica, corpo docente e estrutura. Os laboratórios são montados com o que há de mais moderno no mercado.  A biblioteca é avaliada como a melhor de Mato Grosso e o corpo docente é composto com 70% de professores mestres e doutores. O estacionamento é gratuito e amplo com capacidade para mais de 5 mil carros. E aulas práticas que começam desde os primeiros semestres.

Condições Univag

Além de estar cadastrado no programa de Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Univag oferece oportunidades de financiamento próprio, chamado de ‘Crédito Educativo Univag’ e programa de bolsa amplo e diferenciado, o ‘Nossa Bolsa Brasil’.

No Crédito Educativo Univag o aluno paga 50% da mensalidade durante o curso. Os outros 50% serão financiados pela instituição e o acadêmico paga após a conclusão da graduação, pelo mesmo prazo do curso. Exemplo: um curso de 04 anos o aluno paga em 08 anos, metade durante o curso e o restante nos 04 anos seguintes a sua formatura. Este programa exige um fiador e possui nível de renda mínimo.

 O ‘Nossa Bolsa Brasil’ oferece descontos de 30% a 50% dependendo do curso.

 Vestibular

As provas presenciais do vestibular para gastronomia serão por agendamento e acontecerão no campus da instituição, localizada na Avenida Dom Orlando Chaves, 2.655 – Cristo Rei, Várzea Grande.

Para classificação o candidato deve obter no mínimo 30% do total de pontos possíveis na prova de Redação. E deverá apresentar-se no local destinado à avaliação com antecedência de uma hora. Trazer RG, caneta esferográfica azul ou preta.

Mais informações com a coordenação do curso pelo telefone (65) 3688-6214.

Relacionadas

Trabalhador fica gravemente ferido e tem traumatismo cranioencefálico após cair de telhado

Um pedreiro ficou gravemente ferido após cair do telhado da residência em que estava trabalhando na tarde desta sexta-feira (12), no bairro Jardim Oliveira,...

Homem de 45 anos é preso após abusar e engravidar filha de 13 anos

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Rondonópolis prendeu na tarde desta quinta-feira (11) um procurado da Justiça pelo crime de estupro de...

Motociclista com 120 multas é flagrado durante Operação Lei Seca

A Operação Lei Seca voltada aos motociclistas realizada na noite da última quarta-feira (10) abordou 142 condutores. Destes, 37 não portavam CNH (Carteira de...

Sanear adquire equipamentos para agilizar mapeamento de redes de água e esgoto

O Sanear concluiu o treinamento das equipes que vão operar os novos aparelhos de georadar adquiridos pela autarquia. Os equipamentos têm tecnologia importada e...

Ação integrada das forças de segurança estaduais e federais desmonta garimpo ilegal em terras indígenas

A operação integrada Ouro Viciado, realizada no último domingo (14) por agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Exército, Funai, Força Nacional e equipes da...

Procurado por tráfico interestadual é preso pela Polícia Civil

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol) prendeu nesta segunda-feira (15) um traficante procurado pela justiça estadual. O homem de 42 anos, foi...

Policial civil é preso após ser flagrado se masturbando perto de crianças em escola

Um investigador da Polícia Civil de 54 anos foi preso após ser flagrado se masturbando dentro de um carro, nesta quinta-feira (11), no bairro...

Câmera de segurança registra homem esfaqueando noiva até a morte durante almoço

Uma mulher identificada como Leidiane Ferro da Silva, de 43 anos, foi assassinada a facadas pelo noivo, Wendel Santos, de 37 anos, no início...

Mulher morre e motorista fica gravemente ferido após acidente na MT-480

Uma mulher morreu e um homem ficou ferido após um acidente na MT-480, na manhã deste sábado (13), em Tangará da Serra-MT. Conforme informações apuradas...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas