FERNANDO MACK“Se fosse um curso de medicina, eu diria que nós construímos um hospital”. Essa declaração é do Chef Fernando Mack sobre a cozinha experimental que foi edificada para o curso de gastronomia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). A comparação foi feita para cerca de 60 pessoas que participaram da palestra ministrada nesta semana.

GASTRO 1Mack é o consultor de gastronomia no Centro Universitário e participou da construção do curso desde o início. Para ele, um dos principais fatores que influenciam na qualidade de um chef é a estrutura onde ele se profissionaliza.  Ele explica que a cozinha do Univag irá proporcionar experiências reais vividas no mercado de trabalho, para formação de verdadeiros gestores gastronômicos.

“Estudar em uma grande estrutura é fundamental. Com tudo que vivenciei no Brasil e fora do país percebi que o laboratório é essencial para criar referência para os futuros chefs, os estudantes. Tomamos todo cuidado em deixar todas as áreas divididas”, disse Mack sobre a cozinha que além da área quente irá trabalhar com confeitaria e panificação.

FOGO

Ainda durante a palestra, o Mack apresentou alguns fatores que levam o chef ao aperfeiçoamento, dentre eles: criatividade, fundamentos técnicos, higiene, gestão, cursos e palestras extracurriculares e, claro, amor ao que se faz. De acordo com Fernando, a estrutura laboratorial, didático-pedagógica e do corpo docente, todos altamente qualificados, irá proporcionar e incentivar o aluno a desenvolver esses e outros quesitos.

Leia também:  MPE ingressa com ação para que Samu seja instalado em Sinop

Todos puderam conhecer a estrutura que será disponibilizada pelo Univag, durante visita técnica na cozinha experimental. “Conheço outros laboratórios de Cuiabá e sem dúvidas esse é o melhor”, declarou uma das participantes do evento.

ALUNOS

Este semestre (2016/1) será contemplado com a primeira turma de Gastronomia. O vestibular é gratuito e por agendamento. A novidade para os estreantes é a isenção na matrícula.

Com duração de quatro semestres o curso é ofertado nos períodos matutino, vespertino e noturno. Os laboratórios foram construídos especialmente para atender as necessidades da gastronomia, simulando um ambiente cotidiano de cozinha, com objetivo de aproximar o acadêmico de uma realidade mais perto possível do mercado de trabalho.

GASTRONOMIA 2O tecnólogo em gastronomia formado pelo Univag terá competência para trabalhar em restaurantes, bistrôs, buffets, hotéis, eventos, entre outros. A área de atuação é ampla, crescente e o curso foi planejado e estruturado nas necessidades e exigências deste mercado.

Um dos diferenciais do curso Tecnólogo em Gastronomia é a parceira com a Universidade de San Ignacio de Loyola, localizada em Lima-Peru, que tem assinatura de Paul Bocuse, um dos principais chefs do mundo e que também possui escolas de gastronomia em diversos locais da França. Dois módulos do curso serão aplicados por essa universidade, para complementação da graduação.

Leia também:  Estado e municípios identificam 57 ocorrências de incêndios florestais

Avaliações

As graduações do Centro Universitário de Várzea Grande são bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), com conceitos 4 e 5 (sendo 5 a nota máxima). O mesmo ocorre em rankings educacionais. O Guia do Estudante da Editora Abril, que afere as graduações de todo Brasil, individualmente, e sela as instituições como as melhores universidades do Brasil, classificou o Univag com 52 estrelas, divididas em 16 graduações.

Alguns fatores diferenciam o Univag de outras instituições privadas de ensino superior. A organização didático-pedagógica, corpo docente e estrutura. Os laboratórios são montados com o que há de mais moderno no mercado.  A biblioteca é avaliada como a melhor de Mato Grosso e o corpo docente é composto com 70% de professores mestres e doutores. O estacionamento é gratuito e amplo com capacidade para mais de 5 mil carros. E aulas práticas que começam desde os primeiros semestres.

Condições Univag

Além de estar cadastrado no programa de Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Univag oferece oportunidades de financiamento próprio, chamado de ‘Crédito Educativo Univag’ e programa de bolsa amplo e diferenciado, o ‘Nossa Bolsa Brasil’.

Leia também:  Mais de 5 mil espécies de rosa do deserto podem ser adquiridas em feira em Cuiabá

No Crédito Educativo Univag o aluno paga 50% da mensalidade durante o curso. Os outros 50% serão financiados pela instituição e o acadêmico paga após a conclusão da graduação, pelo mesmo prazo do curso. Exemplo: um curso de 04 anos o aluno paga em 08 anos, metade durante o curso e o restante nos 04 anos seguintes a sua formatura. Este programa exige um fiador e possui nível de renda mínimo.

 O ‘Nossa Bolsa Brasil’ oferece descontos de 30% a 50% dependendo do curso.

 Vestibular

As provas presenciais do vestibular para gastronomia serão por agendamento e acontecerão no campus da instituição, localizada na Avenida Dom Orlando Chaves, 2.655 – Cristo Rei, Várzea Grande.

Para classificação o candidato deve obter no mínimo 30% do total de pontos possíveis na prova de Redação. E deverá apresentar-se no local destinado à avaliação com antecedência de uma hora. Trazer RG, caneta esferográfica azul ou preta.

Mais informações com a coordenação do curso pelo telefone (65) 3688-6214.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.