Reprodução
Reprodução

O clima agradável e a atmosfera festiva do Carnaval levam milhões de brasileiros às estradas todos os anos. Independentemente de quem segue em direção às praias, ao interior ou às grandes festas que acontecerão nas principais capitais do Brasil, é muito importante que o motorista se prepare com antecedência para a ocasião, garantindo sua segurança e tranquilidade, assim como de seus passageiros.

Nunca é demais lembrar que toda viagem, principalmente nos feriados de grande fluxo de automóveis nas estradas, exige uma série de cuidados e precauções, que vão desde a manutenção preventiva do carro até pequenas atitudes durante o percurso. Fique atento e faça uma viagem tranquila!

Checklist do veículo

Leia também:  Policiais reanimam bebê que perde a respiração após engasgar com leite materno

Faça uma revisão completa no veículo antes de viajar. É muito importante verificar se todos os componentes mecânicos e elétricos estão funcionando adequadamente. Verifique o motor, a correia dentada e o nível de fluídos de outros componentes, como óleo da direção, câmbio e freios.

Avalie os pneus com muita atenção. Se encontrar qualquer tipo de deformidade, rachadura ou desgaste, aproveite para comprar novos e fazer a troca. Não esqueça de calibrar os pneus do carro e o estepe, e também conferir se o alinhamento e o balanceamento das rodas estão em dia. Teste todos os componentes elétricos, como luzes de sinalização externas e faróis, e o funcionamento do ar-condicionado, desembaçadores e palhetas do limpador de para-brisas, que são itens importantes para garantir a visibilidade em caso de chuvas de verão.

Leia também:  Polícia resgata gatos mantidos presos para servir de comida a falcões no RJ

Não se esqueça de testar os engates dos cintos de segurança traseiros, que costumam não ser utilizados com frequência. Pequenos detalhes não avaliados podem causar grandes transtornos e até a imobilização do veículo na estrada.

Conferindo a bagagem

Tente levar a menor quantidade de bagagem possível, já que o excesso de peso pode comprometer o funcionamento do carro, além de gastar mais combustível. Não se esqueça de verificar itens como triângulo de sinalização e macaco, que serão indispensáveis em casos de emergência. Aproveite para colocar uma lanterna no porta-luvas, que também é muito útil para imprevistos noturnos.

Dirija com responsabilidade e atenção

Na véspera da viagem, tenha uma boa noite de sono e alimente-se bem. Utilize roupas confortáveis e calçados adequados para dirigir. Nunca consuma bebidas alcoólicas antes ou durante o trajeto.

Leia também:  Homem coloca fogo em residência com família dentro após discussão com a esposa

Caso sinta sono ou cansaço, reveze a direção ou, se não for possível, faça uma parada para descansar. Fique atento à previsão do tempo para a data da viagem, assim como à sinalização nas estradas.

Se for viajar com seu animal de estimação ou crianças, providencie as caixas de transportes ou cadeirinhas adequadas. Respeite o limite de velocidade, sempre, e não tente realizar conversões proibidas ou ultrapassagens arriscadas. Faça sua parte para um trânsito mais seguro e tranquilo.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.