Reuniao com Eduardo Cairo Chiletto, Zé do Patio e autoridades .Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Reunião com Eduardo Cairo Chiletto, Zé Carlos do Pátio e autoridades .Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

Buscando melhorias para os bairros carentes de Rondonópolis (MT) o deputado Estadual Zé Carlos do Pátio, Secretário de Estado das Cidades Eduardo Cairo Chiletto, Secretário Adjunto de Políticas Urbanas Cláudio Santos de Miranda chegaram ao município na manhã dessa segunda-feira (01) e se reuniram com representantes dos bairros.

As visitas estão acontecendo nos bairros Alfredo de Castro, Cidade de Deus, Residencial Farias, Sagrada Família e Edelmina Querubim, onde discutiram Políticas Públicas Asfáltica e Habitação.

O primeiro bairro visitado foi o Alfredo de Castro, onde ele se reuniu junto aos presidentes dos bairros, a diretoria da União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairros (Uramb), representanda pela presidente Nilza Maria Nunes Sirqueira Nilza, Benedito do IMA, Diretor Presidente, Walter Arruda da Federação Mato-Grossense das Associações de Moradores de Bairro (Femab) e o Misael Galvão presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular entre outros.

O Deputado em reunião, relatou que o objetivo da sua visita, junto aos secretários é observar as necessidades dos bairros carentes e discutir no Alfredo de Castro habitação e Políticas Públicas Asfáltica.

Ze do Patio e Eduardo Cairo Chiletto .Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Zé Carlos do Pátio e Eduardo Cairo Chiletto .Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

“O projeto habitacional em Rondonópolis, pode ser realizado por duas maneiras, a primeira pelo Bolsa Material para Construção e o segundo através de um projeto que está parado, que é tirar as casas de madeira e construir outras de alvenaria, mas pode ser realizado os dois projetos também”, relatou Zé Carlos.

Leia também:  Deputado Rezende busca informações sobre anel viário para Rondonópolis

A proposta do Secretário e do Deputado é construir uma parceria com a prefeitura para realizar o asfalto nos bairros, utilizando recursos próprios ou do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que agora, esses recursos oriundos da arrecadação do imposto do óleo diesel é dividido entre os 141 municípios (50%) e Estado (50%).

O Fethab arrecadou R$ 868 milhões em 2015, desses 50 % destinados aos municípios, onde as cidades podem utilizar 30% na pavimentação urbana das cidades e em projetos técnicos, o que não era permitido pela antiga lei.

Porém, Zé Carlos do Pátio relatou que a pavimentação dos bairros só será possível se a comunidade se reunir e tentar buscar uma parceria com o prefeito, que de acordo com ele só será possível com intermediação da sociedade. “Vocês tem que se unir agora para buscar melhorias para os bairros. Com a parceria do Estado e da Prefeitura poderemos realizar juntos as obras necessárias para os bairros”, informou.

Leia também:  Projeto quer premiar cidades que investirem em inclusão e acessibilidade
Reunião com Eduardo Cairo Chiletto, Zé do Patio e autoridades no Alfredo de Castro .Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Reunião com Eduardo Cairo Chiletto, Zé Carlos do Pátio e autoridades no Alfredo de Castro .Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

“A competência do asfalto é de responsabilidade da prefeitura, nada vai acontecer se não houver parceria do município junto ao Estado”, completou o deputado.

Nilza disse sobre a importância da união entre os bairros para conseguir mais melhorias, “nós temos que deixar as picuinhas de lado, deixar de se centralizar nas preocupações só de seus bairros e buscar melhorias em prol de nossa cidade, que é carente e nós temos vários bairros que precisam de melhorias”, orientou.

Alguns representante dos bairros, disseram a dificuldade de se reunir com o Prefeito Percival Muniz. Porém, Nilza, relatou que se for necessário ela irá conseguir uma reunião junto ao prefeito.

O presidente do bairro do Sagrada Família, informou ainda ao secretário as condições das ruas de seu bairro, “nós não temos asfalto, não temos esgoto, não temos creche, não temos nada. Nós queremos uma coisa certa, estamos aqui também para ajudar na busca de solução para nossa comunidade,” relatou.

Leia também:  Grupos de quadrilha recebem Moção de Aplauso da Câmara Municipal
Eduardo Cairo Chiletto .Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Eduardo Cairo Chiletto .Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

Eduardo Cairo Chiletto disse que a rua W 11 é prioridade, “já vamos trabalhar com recursos Estaduais e Federais para pavimentar essa rua. Conversamos com o ministro das cidades Gilberto Kassab, e só falta protocolar o pedido para iniciar as obras”, respondeu.

Nilza ainda fez um pedido ao Deputado, “Queria que o Deputado olhasse para o bairro Vale dos Sonhos, que é na verdade o Vale dos Esquecidos, lá nunca foi feito nada. Espero que o senhor olhe com carinho também para essa região”, pediu.

O Secretário Chiletto ainda disse que através das visitas poderá perceber o que realmente é prioridade, “tudo que chega a nós é emergencial, com as visitas, conversando com os moradores, podemos ver a realidade e dizer o que realmente é urgente”, finalizou.

O deputado ainda disse que estão realizando uma visita, olhando a realidade dos bairros carentes, mas que muita coisa pode se concretizar, mas só se tiver a participação do prefeito, “agora é a hora, estou trucando o prefeito, espero que ele peça seis”, brincou.

“O governador quer realizar as parcerias, porém depende da comunidade requerer junto ao prefeito e ele aceitar”, indagou o Deputado.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.