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Figo é rico em fibras e vitaminas – Foto: Shutterstock

PELE RADIANTE
“A fruta possui quercetina e catequina, substâncias antioxidantes”, diz a nutróloga Ana Luísa Vilela. Associadas às suas vitaminas, garante pele jovem.

FAXINA PROTETORA
Rico em fibras, melhora o trânsito intestinal. Além de fazer uma limpeza adequada que protege o intestino, diminui a sensação de inchaço.

JÁ PARA O EXERCÍCIO
Com 250 calorias a cada 100 g, a fruta é calórica e com alto índice de açúcar! “Ideal para quem faz atividade física: concentra açúcar e carboidratos de forma saudável!”, explica Ana.

VITAMINADO
Concentra em maior quantidade vitaminas A, B e K. Elas contribuem para a saúde dos vasos sanguíneos e a produção de energia!

XÔ, INFLAMAÇÃO!
“A grande quantidade de flavonoides presente no figo tem ação anti-inflamatória”, avisa a nutróloga. O combate à inflamação melhora resfriados com mais rapidez e combate a acne, por exemplo.

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RECOMENDAÇÃO
Embora calórica, é uma fruta saudável. Logo, não há restrições sobre comê-la todos os dias. “Um figo de tamanho médio, por dia, já é suficiente”, indica a especialista. Os diabéticos, em especial, não devem ultrapassar essa quantidade!

Tanto no salgado quanto no doce
Curinga na cozinha, o figo vai bem em pratos salgados, saladas e é utilizado em receitas de doces e compotas. A melhor forma de consumi-lo, no entanto, é in natura. Vale adicionar um pouco de mel caso ele não esteja doce. Uma forma saudável de começar o dia? No café , coma figo com mel e aveia. “Para escolher uma fruta de qualidade, vá nas de consistência mais firme e de coloração viva, entre o verde e o roxo. E ele não pode estar soltando líquido, ok?”, orienta Ana.

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