Foto: Reprodução / Melhor com Saúde
Foto: Reprodução / Melhor com Saúde

O mamão é uma fruta que provém da América Central, famosa por seu delicioso sabor doce e sua riqueza nutricional.

Quando está verde é amargo, como quase todas as frutas, mas algumas pessoas costumam usá-lo nesse estágio como um substituto das verduras.

Porém, a forma mais comum de consumir o mamão é quando alcança certo grau de madureza, já que é doce, sucoso e pode ser adicionado com facilidade a saladas, vitaminas, compotas e muitas outras receitas.

O mamão conta com propriedades antioxidantes, vitaminas, minerais e enzimas digestivas que beneficiam nossa saúde de muitas formas.

Existem muitas razões pelas quais todos deveriam consumir com mais frequência esta valiosa fruta tropical. A seguir, compartilhamos 10 maravilhosos benefícios que podemos obter por comê-la.

1. O mamão apoia a digestão
O mamão é uma das frutas mais apropriadas para melhorar a saúde do sistema digestivo. Este benefício se deve à ação de uma enzima chamada papaína, que diminui transtornos comuns como:

  • Indigestão.
  • Gases e flatulências.
  • Distensão abdominal.
  • Dor estomacal.

2. Combate a prisão de ventre
A papaína e seu alto teor de fibra transformam essa fruta em um dos melhores remédios naturais contra a prisão de ventre.

Leia também:  Rótulos de certas águas de coco não são confiáveis, diz Proteste

Comer o mamão sozinho, em vitaminas ou saladas, impulsiona o movimento intestinal para facilitar a expulsão dos rejeitos acumulados no cólon.

3. Fortalece o sistema imunológico
Esta fruta é uma excelente fonte de vitamina C, nutriente essencial para aumentar a resposta imunológica do corpo contra o ataque dos vírus e bactérias que causam doenças. Os ativos do mamão previnem a gripe e os resfriados, além de outros tipos de doenças virais.

4. Elimina os parasitas intestinais
Até as sementes do mamão podem ser aproveitadas. Elas contêm uma quantidade significativa de enzimas proteolíticas e um alcaloide conhecido como carpaína, que demonstrou ser eficaz no tratamento contra os parasitas intestinais e as amebas.

5. Diminui a dor menstrual
Mulheres que sofrem durante o período menstrual devido às cólicas, deveriam incluir mais mamão em sua alimentação.

Seu composto ativo, a papaína, promove o fluxo normal durante o período menstrual e dá uma sensação calmante dessa dor intensa.

Leia também:  Oleaginosas: um punhado por dia para combater 8 doenças graves

6. Mantém a pele saudável e jovem
O envelhecimento é um processo natural da pele que pode ser atrasado com a adoção de todo tipo de hábitos saudáveis.

Esta fruta tropical é uma fonte saudável de vitamina E, vitamina C e betacarotenos que, graças ao seu efeito antioxidante, diminui o dano celular da pele e previne as rugas precoces.

Adicionar o mamão com frequência na dieta ajuda a deter o efeito dos radicais livres, moléculas que causam grande parte das alterações cutâneas.

7. Grande aliada para emagrecer
Comer mamão é um grande complemento para quem está tentando perder alguns quilos. Apesar de não se tratar de um alimento milagroso, apoia a dieta saudável e o exercício para conseguir resultados em pouco tempo.

Possui poucas calorias e oferece nutrientes como a fibra, essencial para expulsar os rejeitos do corpo e sentir-se mais cheio.

8. Protege a saúde visual
Esta fruta contém carotenoides de luteína, capazes de absorver os raios UV do sol para que não gerem danos à retina. Também oferece zeaxantina, uma substância que protege as gorduras do interior dos olhos, as quais podem ser afetadas pelos radicais livres.

Leia também:  Como é feito o transplante de medula óssea?

Em geral, consumir mamão protege a vista das cataratas e de outras doenças oculares.

9. Combate o colesterol
Seus altos níveis de vitamina C e E, junto com os antioxidantes como o betacaroteno e o licopeno, fazem com que essa fruta seja eficaz na redução do colesterol presente nas artérias.

Por sua vez, o mamão melhora a circulação sanguínea e contribui para proteger o sistema cardiovascular de doenças graves.

10. Impulsiona o crescimento do cabelo
Tomar suco de mamão ou consumi-lo em sua forma natural, oferece nutrientes essenciais que são transportados até os folículos pilosos para estimular o crescimento do cabelo.

Aplicado como máscara, é um grande aliado para combater o ressecamento, reduzir a queda de cabelo e proporcionar um brilho espetacular.

Em conclusão, trata-se de uma fruta deliciosa que podemos comer todos os dias para melhorar nossa saúde. Então, não fique esperando, anime-se a desfrutar do mamão e se beneficie de todas as suas propriedades.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.