O blog Vigilante da Causa Magra entrevistou dois nutricionistas para indicar alimentos que não devem faltar à mesa de quem quer ter uma vida saudável em 2016.

Beber água
Beber água

A 1ª lista é de Ana Gonçalvez, coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do IBMR, que em 1º lugar indicou a água: “Substância fundamental para a manutenção da vida. Com propriedade solvente, transporta nutrientes, auxilia na eliminação de substancias tóxicas, compõe o sangue, regula a temperatura do corpo e facilita reações químicas. A água é obtida também pela ingestão de alimentos. Quantidade recomendada de oito copos ao dia ou 1ml para cada Kcal ingerida”.

O vinho e o suco de uva podem agir na prevenção de doenças, principalmente doenças cardíacas - Foto: Divulgação
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Vinho Tinto, Branco ou Suco de Uva: “Têm potenciais antioxidantes que atuam na proteção das estruturas celulares contra as reações de peroxidação lipídica, devido ao seu alto conteúdo fenólico. Diversos antioxidantes contêm catequina, epicatequina, resveratrol e proantocianidinas. O efeito dessas substâncias se deve à varredura dos radicais livres e à inibição da oxidação das gorduras e da agregação plaquetária, além do efeito de relaxamento dos vasos. Quantidade recomendada de dois copos de suco de uva ou uma taça 150 ml de vinho ao dia”

Foto: Reprodução/RadioLajes
Foto: Reprodução/RadioLajes

Chá: “Camomila, erva-doce, erva-cidreira e Hibisco possuem fitoquímicos com ação anti-inflamatória da mucosa gástrica e protegem contra a oxidação de LDL-colesterol. Apresentam relação inversa entre consumo de catequinas e o risco de doenças cardiovasculares. Quantidade recomendada e quatro a seis xícaras ao dia.

Foto: Super Beal
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Frutas oleaginosas e sementes: “Castanha do Pará, amêndoas, avelãs, nozes, sementes de girassol, abóbora e linhaça fornecem gorduras monoinsaturadas, com fonte de antioxidante fenólico – resveratrol – na semente e na casca e têm ação anti-inflamatória, além de reduzir o colesterol. Contêm minerais como selênio, manganês e magnésio, que ajudam a reduzir o colesterol, auxiliando também na prevenção das doenças coronarianas. Um aminoácido encontrado nesses alimentos é a arginina. Ela previne doenças cardiovasculares, reduzindo a agregação plaquetária e dilatando os vasos sanguíneos, pela liberação do óxido nítrico. Quantidade recomendada de duas unidades por dia”

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Hortaliças Brássicas: “Brócolis, couve flor, couve manteiga, couve de Bruxelas, agrião, rabanete, repolho, mostarda e rúcula contêm compostos que auxiliam na eliminação de toxinas e na prevenção de doenças como câncer. Quantidade recomendada de uma porção diariamente”

 Foto: Getty Images
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Frutas vermelhas: “Uvas, cerejas, mirtilo, amora, açaí são ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Quantidade recomendada de uma porção diariamente”.

Gengibre: “É rico em fitoquímicos, com ação anti-inflamatória, nas doenças músculo-esqueléticas, incluindo o reumatismo e depressão.Quantidade recomendada: um pedaço pequeno diariamente”.

Sucos detoxificantes/Verde: “Sucos detoxificantes têm propriedades antioxidantes, que favorecem o trânsito intestinal e ajudam na sensação de saciedade; são termogênicos e diuréticos. Seus compostos bioativos agem no organismo prevenindo ou amenizando o aparecimento de doenças crônicas, por meio da ação dos antioxidantes – que evitam a formação de radicais livres que levam ao envelhecimento e morte precoce de nossas células. Recomenda-se um copo duplo em jejum diariamente”Foto: Getty Images

Daniel Costa, de Brasília, começou a lista dele com pó de linhaça: “Também denominado de Lignanasuas. Suas propriedades mais importantes são: A) Modulação da enzima 5-alfa-redutase, esta atua na testosterona convertendo-a em 5 dihidroxitestosterona (5-DHT) a qual possui porte atração pelas células prostáticas contribuindo para hiperplasia prostática (aumento da próstata). B) Modulação da enzima aromatase – esta converte a testosterona em estrógenos. C) Modulação da enzima tirosina quinase – esta é precursora das mitoses celulares inadequadas favorecendo processos de angiogenesis (câncer)”

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Foto: Ver Descrição / Agencia RBS
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Uva: “Rica em resveratrol, antioxidante mais estudado e que ajuda a combater os processos de aterogenese por inibir o LDL oxidado”

Maçã: “Aumenta a produção do ácido salicílico, que possui propriedades antiagregantes. É rica em polifenois, que funcionam como antioxidantes na modulação das gorduras, principalmente evitando a oxidação do colesterol além de modular os processos inflamatórios”

Alho: “Rico em alicina. Tem potente ação antibiótica, o que protege o organismo contra processos infecciosos por bactérias e fungos”

AçaiAçai: “Fruta com maior potencial antioxidante contra o ânio superóxido (potente vasoconstritor do endotélio). Contém 1614 unidades de SOD (super oxido desmutase – potente antioxidante) por grama de alimento”.

Inhame: “Um estudo (Estrogenic effect of yam ingestion in healthy postmenopausal Women, 2005) provou que o consumo de 390 g/dia (uma colher grande de servir no almoço e outra no jantar) por 30 dias em mulheres na pós-menopausa resultou em um aumento de 26% nos níveis de estrona, 27% nos níveis de estradiol e 9,5% nos níveis de SHBG (proteína transportadora de hormônios sexuais). Obsbervou-se uma redução de 37% estrógeno ruim (16-alfa-hidroxiestrona, que favorece câncer de mama)”.

Foto: Reprodução
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Salmão: “Rico em omega 3, gordura polinssaturada que possui diversas propriedades benéficas para o organismo: modulação das respostas inflamatórias pois inibe as prostaglandinas E2 ação inflamatória) e aumenta prostaglandinas E3 (ação antinflamatoria) ação vasodilatadora, o que ajuda a combater a hipertensão arterial evita a agregação plaquetária nas artérias”

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Brócolis: “Um estudo (Study of multiple biomarkes for metabolismo and oxidative stress after one-week intake of broccoli sprouts 2004) mostrou que o consumo de 100 g/dia de brócolis por 1 semana reduz significativamente o estresse oxidativo por reduzir os níveis urinários de 8OHdG – produto do dano oxidativo ao DNA que esta relacionado ao câncer de cólon, mama, reto e próstata”

Castanha do Pará: “Rica em selênio, que é fundamental para produção de Glutationa, potente antioxidante produzido em nosso organismo e que atua combatendo radicais livres e prevenindo diversos tipos de câncer. Selênio é fundamental ainda para conversão do hormônio T4 em T3, este último é o hormônio mais ativo produzido pela glândula tireoide. A má funcionalidade da glândula está relacionada à diminuição do metabolismo basal, que favorece o aumento de peso por acumulo de gordura”

A aveia é rica em fibras, que diminuem a absorção de colesterol - Divulgação
A aveia é rica em fibras, que diminuem a absorção de colesterol – Divulgação

Farelo de aveia ou grão de chia: “Ricos em pectina, uma fibra solúvel capaz de melhorar o transporte e a passagem do bolo alimentar pelo trato gastrintestinal favorecendo uma melhora na absorção dos alimentos pelo sistema digestivo, além de contribuir para a eliminação dos elementos tóxicos presentes nos alimentos industrializados. Eles ainda têm ação anti-constipação, diminuição da absorção do colesterol presente nos alimentos pelo sistema digestivo. Combatem hemorróidas e controlam a velocidade de açúcar dos alimentos no sangue favorecendo o controle do hormônio insulina”.

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