Senhor José Ramiro Mendes correndo - Foto: Varlei Cordova/AGORA MT
Senhor José Ramiro Mendes correndo – Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Que a atividade física traz benefícios a saúde isso todo mundo sabe, entre as preferidas de muita gente está a caminhada e a corrida, mas afinal qual delas traz mais ganhos a saúde geral? ´

A dona de casa, Eliane Marcolan, 48 anos e a empresária Joice Gonzaga, 32 anos, que preferem caminhar do que correr pois é mais tranquilo.

“A caminhada é mais gostosa, já a corrida exige mais, exige mais das articulações e é mais arriscado. Eu pratico a caminhada regularmente e sinto que melhora o bem-estar e principalmente melhora a circulação,” contou Eliane.

Senhoras Eliane e Joice caminhando no horto Florestal - Foto: Varlei Cordova/AGORA MT
Senhoras Eliane e Joice caminhando no horto Florestal – Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Já o aposentado José Ramiro Mendes, que pratica regularmente exercícios há 14 anos, gosta mais de correr.

“Eu corria mais, eu gosto mesmo de correr porque queima calorias e também pela saúde. Mas a idade chega e devido a dores na coluna, tive que intercalar, caminho cerca de 2 quilômetros e corro de 400 a 800 metros,” disse o aposentado.

Leia também:  Os 7 alimentos que mais causam alergia

O comerciante Anderson Seraphim, 57 anos, segue a caminhada em um ritmo mais intenso e que tenta variar o percurso com a corrida. “Para não ficar muito sedentário é sempre bom praticar atividade física, quando acabo faltando o corpo sente,” disse Seraphim.

Anderson Serafhin - Foto: Varlei Cordova/AGORA MT
Anderson Seraphim – Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Apesar das preferências, uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos) revelou que tanto correr quanto caminhar traz ganhos semelhantes. Ambos ajudam a prevenir doenças como hipertensão e diabetes.

Para quem quer começar e opta pela caminhada, a ideia é começar leve e depois aos poucos ir acelerando. A recomendação é praticar ao menos 30 minutos durante cinco vezes na semana. Em média, a perda de calorias por minuto para quem caminha é de 5,5.

Leia também:  Certas profissões podem aumentar o risco de artrite reumatoide

A caminhada tem baixo impacto e por isso, pode ser mais segura para o corpo. Já para quem tem bom condicionamento físico e quer correr, é bom começar com um ritmo moderado. Quinze minutos cinco vezes na semana é a recomendação.

E lembre-se, para praticar a atividade física ao ar livre fundamental usar roupas leves.

José Ramiro Mendes - Foto: Varlei Cordova/AGORA MTJosé Ramiro Mendes - Foto: Varlei Cordova/AGORA MT
Seu José Ramiro Mendes aquecendo para a caminhada – Foto: Varlei Cordova/AGORA MT
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.