Senador José Medeiros e o embaixador do Irã - Foto : Messias Filho / AGORA MT
Senador José Medeiros e o embaixador do Irã – Foto : Messias Filho / AGORA MT

Em uma reunião agendada pelo senador José Medeiros (PPS), acompanhado do deputado federal Adilton Sachetti (PSB) e os representantes da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), da Associação dos Produtores de Soja e de Milho do Estado de Mato (Aprosoja), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), o estado pode ter aberto um novo canal de exportação, agora para o Irã.

A audiência com o embaixador do Irã, Mohammad Ali Ghanezadeh Ezabadi, na sede da embaixada, teve como o principal objetivo de estreitar negociação comercial do Irã com o setor produtivo de Mato Grosso, “Mato Grosso tem muito a oferecer. Somos grandes produtores de grãos e de carne bovina. Não resta dúvida de que a queda dos embargos internacionais ao Irã vai beneficiar as exportações dessas commodities brasileiras. Portanto, considero esta parceria e esta reunião com o embaixador de muito proveito”, destacou.

Leia também:  Pátio muda estilo e "dizima" oposição na Câmara

Segundo o embaixador do Irã, o pais tem um mercado consumidor com mais de 80 milhões de pessoas, e para o setor sucroalcoleiro as perspectivas são enormes , já que o Irã, consome três vezes mais açúcar per-capita do que a média mundial. “Proponho que seja instalado em nosso país um escritório de Mato Grosso para fomentar a relação comercial entre os dois países”.

Para o senador a oportunidade de abrir um novo mercado para os produtos de exportação do Mato Grosso, pode gerar além de mais divisas, empregos, “estamos de uma oportunidade de grande valor, é um mercado emergente, depois que o embargo imposto ao Irã chegou ao fim, produtos como carne, soja e principalmente o nosso milho, tenho certeza serão muito bem aceitos neste novo mercado”.

Leia também:  Projeto prevê isenção para estacionamento em área Zona Azul

Com fortes raízes no agronegócio, o deputado Adilton Sachetti, ficou animado com a possibilidade de abertura de um escritório no país, “Não podemos perder qualquer oportunidade, e esse convite feito pelo embaixador tem grande importância para o estado de Mato Grosso e para o Brasil”, comemorou.

Como ato de cortesia e para fortalecer o estreitamento das relações o Senador José Medeiros convidou o Embaixador Mohammad Ali Ghanezadeh Ezabadi, para fazer uma visita oficial ao Mato Grosso e o convite foi aceito pelo embaixador.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.