Projetos inovadores e curiosos realizados por alunos do ensino fundamental, médio e superior são esperados pela organização da 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis – Feciti, que vai selecionar 70 projetos para premiar os primeiros e segundos lugares em cada uma das sete categorias. As inscrições para o evento, que será realizado entre os dias 20 e 21 de junho no espaço de exposições da Feira da Vila Aurora, começaram dia 15 de março e ficam abertas até o dia 15 de abril.

Ângela Márcia de Souza - Foto: assessoria
Ângela Márcia de Souza – Foto: assessoria

, gerente do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, diz que é notável o envolvimento de professores de escolas e universidades na sensibilização dos alunos em relação ao evento deste ano. “Houve uma sensibilidade maior por parte de professores, dos atores envolvidos com ciência e tecnologia na cidade de provocar ações que culminem na Feira. Estamos sendo procurados também por grupos de estudantes que querem desenvolver aplicativos e até um campeonato de jogos durante a Feciti”.

Leia também:  Campanha para atualização da caderneta de vacinação começa hoje em Rondonópolis

Ângela também destaca algumas mudanças em relação aos parceiros do projeto. “Este ano teremos mais patrocínios, recursos estaduais, apoio institucional e empenho maior por parte do Estado”. Em reunião realizada, em Cuiabá, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebeu o apoio das secretarias de Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação – Seduc e Secitec.

Outra mudança nesta 2ª Feciti é a inclusão de duas novas categorias de projetos no edital. No primeiro ano foram cinco categorias e somente empresários, graduandos e alunos do ensino fundamental, médio e técnico podiam participar. Agora, crianças pré-escolares de até cinco anos vão poder participar da Feira apresentando experimentos e estudantes de pós-graduação também concorrem em categoria específica.

Leia também:  Esporte e Lazer promoverá diversas ações para população no 2º Mutirão da Justiça Comunitária

As inscrições devem ser feitas pelo site do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – Comciti: http://www.comciti-roo.com.br/feciti/

Após o período de inscrições, uma banca examinadora vai selecionar os 70 melhores projetos e divulgar a lista final de participantes no mês de maio. Os primeiros lugares de cada categoria receberão premiação no valor de R$ 1.000,00 e os segundos colocados recebem R$ 428,00. Também haverá sorteio de prêmios para o público.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.