Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

1. Faz bem ao coração
A Associação Americana do Coração concluiu que ter um bicho de estimação, especialmente o cão, pode ajudar a diminuir o risco de problemas cardíacos. Uma das hipóteses é que caminhar e brincar com o cão dá um chega pra lá no sedentarismo. “O contato com o animal regulariza a frequência cardíaca e respiratória, diminui a adrenalina e libera neurotransmissores, como a serotonina e dopamina, relacionadas ao prazer”, diz Leny Costa, professora de etologia (ciência que estuda comportamento animal) e psicologia evolutiva, da Facel Faculdade, em Curitiba (PR).

2. Atividade física em dia
Donos de cachorros também têm 34% mais chances de alcançar a meta de atividade física recomendada – ao menos 150 minutos por semana – e são mais ativos. É o que mostrou um estudo da Universidade Estadual de Michigan (EUA).

Leia também:  Saúde | Saiba quais os cuidados que devemos ter com o tempo seco

3. Saúde de ferro
Pesquisas também apontaram que donos de pets têm saúde melhor em relação a quem não tem um bichinho em casa. Uma delas, realizada com mais de 11 mil pessoas, mostrou que donos de cães e gatos vão cerca de 15% menos ao médico.

4. Autoestima em alta
Segundo estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia, “donos de pets têm auto-estima melhor e tendem a ser menos solitários, além de mais extrovertidos e menos preocupados do que quem não tem”, diz Allen R. McConnell, autor do estudo.

5. Afasta nervoso
“A relação com o animal diminui o nível de cortisol, hormônio do estresse”, diz Leny. E mais: estudo da Universidade Commonwhealth Virginia mostrou que cachorros no trabalho tornam a jornada mais satisfatória!

Leia também:  O que a dieta tem a ver com a inflamação?

6. Poder terapêutico
Em alguns hospitais e clínicas, bichos ajudam no tratamento de doenças. É a chamada pet terapia. “Ao tocar e brincar com animais, aumenta-se a sensação de bem-estar, o que reforça o sistema imunológico”, diz Leny.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.