Prefeitura
Para especialista, só é possível apostar em um nome após a definição dos candidatos ao executivo – Foto: Assessoria

Reconhecido por acertar os resultados das eleições municipais em Rondonópolis, o Instituto Mark de Pesquisas de Opinião Pública que ganhou muita credibilidade nos 20 anos de existência em Mato Grosso inicia no mês de maio a pesquisa eleitoral. Em visita ao site AGORA MT, o proprietário do instituto Marcopolo de Freitas Pinheiro fez uma análise do cenário atual do município e definiu como ‘imprevisível’.

Desde 2004, o Instituto realiza o trabalho de pesquisa em Rondonópolis. No período eleitoral, Adilton Sachetti era apontado pela pesquisa como o candidato eleito para prefeito. Marcopolo explica que na época, o candidato José Carlos do Pátio era apontado como o vitorioso das eleições municipais, mas as pesquisas revelavam que Sachetti era o preferido, por fim, o resultado nas urnas comprovou os dados divulgados pelo Instituto Mark.

Leia também:  Distritão mudaria o quadro de eleitos da Câmara de Rondonópolis
Marcopolo de Freitas Pinheiro - Instituto Mark - Foto : Varlei Cordova / AGORA MT
Marcopolo de Freitas Pinheiro, proprietário do Instituto Mark – Foto : Varlei Cordova / AGORA MT

Em 2008 e 2012 não foi diferente, José Carlos do Pátio e Percival Muniz, respectivamente, venciam nas pesquisas realizadas pelo instituto. “Desde que o Adilton Sachetti tomou posse para prefeito, o Pátio passou a liderar a pesquisa de campo. Em 2012, acertamos mais uma vez que o Percival iria ganhar” comentou Pinheiro.

Para as eleições deste ano, Marcopolo disse que o cenário político está imprevisível que após a definição dos candidatos ao executivo será possível indicar um vitorioso. “Em Rondonópolis, o quadro ainda está indefinido com as pré-candidaturas, mas creio que será uma disputa entre prefeito e ex-prefeitos, mas só a partir de maio começará a ser contada a história do município,” disse o empresário.

Leia também:  Deputado Gilmar Fabris é afastado e PF cumpre mandado de prisão

A partir de maio, o Instituto Mark inicia o trabalho de pesquisa em Rondonópolis e em municípios da região Sul. “Vamos realizar a pesquisa em municípios que possuam representatividade política ou econômica, como Jaciara e Primavera do Leste que possuem deputado estadual e Campo Verde que tem uma importância econômica,” explicou Marcopolo.

Em Rondonópolis, devem ser feitas de três a quatro pesquisas pela equipe do instituto. “Rondonópolis é um município muito rico em política, muito quente e o povo é muito politizado, participativo, é um local onde o instituto Mark gosta de trabalhar. Teremos três a quatro momento em Rondonópolis para realizar a pesquisa, em maio, julho, agosto e uma na semana antecede à eleição,” disse o empresário.

Leia também:  Galli pode aderir ao PEN e mudar quadro do PSC em Rondonópolis

Marcopolo de Freitas Pinheiro é formado em gestão pública e pós graduado em gestão de cidades. Dos 141 municípios, o Instituto Mark de Pesquisas de Opinião Pública já realizou o trabalho de pesquisa em 97, das quais obtiveram quase 100% de margem de acertos.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.