Agora MT Destaques Chegou a vez dele? | Política Legal
DESTAQUES

Chegou a vez dele? | Política Legal

Por Mauricio Castilho
VIA

Hoje o assunto do blog não poderia ser outro senão a tão comentada “condução coercitiva” do ex-presidente Lula. Há tempos não surgia um assunto que causasse tanta polêmica quanto essa 24ª fase da operação Lava Jato.

Mas será que tudo o que aconteceu, do ponto de vista jurídico, foi legal?

Bom, antes de mais nada, já adianto que sou totalmente a favor do que está acontecendo, a operação está, mais do que nunca, mostrando que os ricos e políticos também serão presos, caso cometam crimes.

Fico muito feliz de ver que nossas instituições têm funcionado. A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e também o Judiciário, representado pelo Juiz Sérgio Moro, têm feito um trabalho brilhante.

Mas meus amigos, com o respeito dos que pensam o contrário, acredito que a forma como conduziram a ação com o ex-presidente Lula não se mostrou a mais acertada, ao menos em uma análise no plano jurídico.

Digo isto porque, refletindo sobre a decisão do brilhante Sérgio Moro, não havia motivos para que houvesse a condução coercitiva do ex-presidente Lula.

Em nenhum momento, lê-se na decisão, que o ex-presidente se recusou ao chamado do Ministério Público Federal ou da Policia Federal, pois somente com está recusa é que a condução coercitiva se convalida, a teor dos artigos 218 e 260 do Código de Processo Penal.

Importante esclarecer ainda, para que não haja confusão, que o ex-presidente Lula se recusou a comparecer em outra investigação, esta presidida pelo Ministério Público Estadual do Estado de São Paulo, que investiga uma suposta ocultação de patrimônio, isto é, está sendo o ex-Presidente acusado de ocultar o famoso apartamento “Triplex” situado no Guarujá. Portanto, não há que se falar em recusa do chamamento pelo Ministério Púbico Federal ou pela Polícia Federal na operação Lava Jato, que apura desvio de dinheiro público na Petrobras, visto que, nesta operação que tramita na Justiça Federal, o ex-presidente nunca havia sido convocado.

Caros leitores, o principal fundamento da decisão foi a de que a condução coercitiva fez-se necessária para que pudessem resguardar a segurança do ex-presidente, tal fundamento além de não encontrar qualquer respaldo legal, não se legitima também no plano fático.

Pergunto: quem gostaria de ter restrita sua liberdade, para que pudesse ter a sua segurança resguardada?

Óbvio que ninguém.

Para que todos entendam, quando alguém é conduzido coercitivamente, importa dizer que, durante a condução, perde o direito à sua liberdade, sendo que, naquele momento, ficará à disposição das autoridades que o conduzem. Em outras palavras, é uma “prisão” de curta duração.

A verdade é que, além da ilicitude na forma que foi conduzida a 24ª fase da operação, a mesma se mostra sem efetividade.

Isto porque, como se sabe, no Brasil, é garantido o direito à não autoincriminação, isto é, sobre os assuntos que entendesse pertinente, poderia o ex-presidente mentir ou até mesmo ficar calado.

E nem adianta os mais exaltados reclamarem do “direito de ficar calado” dizendo que isto é uma vergonha, pois são esses os primeiros, que quando bebem, se recusam a realizar o teste do bafômetro, por exemplo.

O princípio é o mesmo e garantido a todo e qualquer cidadão, isto é, ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo.

Aí eu novamente pergunto: qual o sentido de movimentar o Estado para convocar alguém para ser ouvido, que pode mentir ou ficar calado caso queira?

São por estas razões que entendo que a medida foi desnecessária e ilegal.

Mas, meus senhores, não pensem vocês que sou a favor do Lula.

Na verdade, não tenho afinidade partidária com nenhuma agremiação política, mesmo porque, como trabalho essencialmente com o Direito Eleitoral, não escolho como cliente o partido, mas sim o candidato, de modo que, em um munícipio advogo para o PT, enquanto em outro município para o PSDB. Portanto, sou apartidário.

Sou a favor de que, aqueles que cometeram crimes, sejam investigados, processados e em caso de condenação, sejam presos, independentemente de ser o ex-presidente Lula ou o Zezinho da esquina.

Como disse no início do texto, a operação Lava Jato, tem sido uma precursora na forma como vem sendo conduzida, as decisões do Juiz Sérgio Moro são, quase na sua totalidade, bem fundamentadas. Prova disto é que estas decisões não são reformadas nas instâncias superiores. Além disto, tem levado vários figurões para a cadeia.

Contudo é preciso cautela, para que não extrapole o limite legal e parta para o campo das suposições e dos achismos exacerbados.

O que quero dizer é que o ex-presidente deve ser investigado e processado como qualquer pessoa normal seria, sem que haja qualquer prejulgamento, de modo que seja garantido os mesmos direitos que seriam garantidos a qualquer cidadão brasileiro.

Relacionadas

Operação cumpre 90 prisões contra alvos investigados por tráfico e associação criminosa

Noventa mandados de prisão estão em cumprimento nesta manhã de quinta-feira (17.04), pela Polícia Civil de Mato Grosso, na Operação Recovery Ultimato, coordenada pela...

Policial civil é preso após ser flagrado se masturbando perto de crianças em escola

Um investigador da Polícia Civil de 54 anos foi preso após ser flagrado se masturbando dentro de um carro, nesta quinta-feira (11), no bairro...

Mulher morre e motorista fica gravemente ferido após acidente na MT-480

Uma mulher morreu e um homem ficou ferido após um acidente na MT-480, na manhã deste sábado (13), em Tangará da Serra-MT. Conforme informações apuradas...

Vídeo de fevereiro mostra que mulher morta pelo noivo já tinha sido ameaçada e agredida antes

Um vídeo de fevereiro de 2024 mostra que Leidiane Ferro da Silva, vítima de feminicídio na última segunda-feira (15), já havia sido ameaçada e...

Sema capacita técnicos ambientais sobre manejo em áreas úmidas em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) firmou parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a realização do curso de...

GAP fecha laboratório de drogas e traficante é preso na Vila São Sebastião

Um homem de 42 anos foi preso pelo Grupo de Apoio (GAP) da Polícia Militar (PM) suspeito de manter um laboratório de entorpecentes em...

Operação Cordilheira sequestra propriedades e aplica multa de R$ 2,8 bilhões por desmate químico no Pantanal

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), realizou, entre os dias 8 e 12 de abril,...

“Molha mais dentro do que fora”, desabafa moradora após posto de saúde do Jardim Primavera ficar tomado por água durante chuva

Uma moradora que não quis se identificar entrou em contato com a equipe do AGORAMT para denunciar a situação da Estratégia Saúde da Família...

Fazendeiro que gastou fortuna em desmate químico no Pantanal fica em silêncio durante interrogatório

Fazendeiro que gastou fortuna em desmate químico no Pantanal fica em silêncio durante interrogatório 16 de Abril de 2024 às 14:10 Notas fiscais emitidas por revendedoras de produtos agrícolas ultrapassam o valor de R$ 15,6 milhões

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas