Identificação em braile do acervo da Biblioteca Estevão de Mendonça - Foto por: Júnior Silgueiro/Gcom-MT
Identificação em braile do acervo da Biblioteca Estevão de Mendonça – Foto por: Júnior Silgueiro/Gcom-MT

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça reabriu as portas nesta quarta-feira (23.03), com empréstimo de livros e acervo informatizado para melhorar o atendimento ao público. Entretanto, além da modernização, o espaço cultural retomou as atividades priorizando também as ações de inclusão, que repercutem diretamente na acessibilidade das pessoas com deficiência que utilizam o local.

Entre as novidades, uma impressora de livros em braile e um scanner que transforma as obras escritas em áudio, permitindo que crianças não alfabetizadas ou adultos que não leem em braile possam vivenciar a experiência da leitura pela audição.

A instituição, que conta com aproximadamente seis mil volumes na coleção braile, entre estes a série Harry Potter, também disponibiliza obras em áudio e o atendimento é realizado pelo servidor Manoel Moraes. Há 29 anos no Governo do Estado, ele tem deficiência visual e é quem lê as obras em braile para dar o suporte na classificação dos livros. “Além de facilitar o trabalho, pois a identificação do acervo era feita manualmente, também melhora o atendimento ao público. Mais pessoas terão interesse pela leitura e pela biblioteca, e conseguiremos ser mais úteis à sociedade”, destaca Manoel.

Leia também:  Servidores públicos lavam AL em ato contra a corrupção

Para o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, a chegada dos novos equipamentos é fundamental para o desenvolvimento dos projetos de inclusão. “Essa melhora no acesso às obras é um passo fundamental para que as pessoas com deficiência visual sejam estimuladas a ler e a frequentar a biblioteca. Esperamos que essas ações possam tornar a Estevão de Mendonça num ambiente vivo e acolhedor, promotor de conhecimento e de cultura, onde ocorra troca de experiências e a integração entre pessoas”.

A chegada dos novos equipamentos e dos livros ocorreu por meio do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, do Governo Federal, na qual a Estevão de Mendonça foi uma das dez contempladas no país. Entre as ações realizadas pela instituição em 2015, estão oficinas em acessibilidade e inclusão a servidores, oferta de curso de libras, mediação de leitura e sessões de cinema para o público.

Leia também:  Prefeitura de Nova Bandeirantes é alvo de operação da PC contra desvio de dinheiro público

As obras do acervo também foram doadas pela Fundação Dorina Nowill, organização social voltada à inclusão de pessoas com deficiência visual.

Outro importante projeto de acessibilidade no qual a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está inserida é o CDI Bibliotecas, que prevê, entre outros objetivos, o estímulo à criação de um ambiente inovador nas bibliotecas para melhorar o acesso à leitura e ao conhecimento. A instituição foi classificada no ano passado junto com outras 50 bibliotecas do país, e nesta quarta-feira (23.03) uma visita técnica confirmou que Estevão de Mendonça está apta para ser contemplada.

Segundo Ilca Bandeira, que esteve em Cuiabá representando o projeto CDI Bibliotecas, até o final de abril a Estevão de Mendonça receberá 10 computadores e webcams para utilizar em projetos voltados à comunidade. O anúncio foi feito quarta-feira (23), durante a cerimônia de reabertura da Estevão de Mendonça, que também contou com a presença do secretário Leandro Carvalho.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça completa 104 anos neste sábado (26.03). A instituição é a maior biblioteca pública do estado e possui um acervo de aproximadamente 100 mil volumes, sendo 40% informatizado. Assim, o usuário pode buscar títulos e autores no ambiente web da própria biblioteca, além de fazer download da obra completa do mato-grossense Estevão de Mendonça.

Leia também:  Trabalhadores da assistência social aprovam Programa Pró-Família

Empréstimo de livros

Interessados em fazer o empréstimo das obras, inclusive em braile, devem fazer um cadastro no local, levando originais e cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência e duas fotos 3×4. Tanto a confecção da carteirinha quanto o empréstimo serão gratuitos. Cada pessoa terá direito a levar dois livros por um prazo de 10 dias, com possibilidade de renovação.

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está localizada no Palácio da Instrução, na rua Antônio Maria, nº 251, Praça da República, Centro de Cuiabá. O horário de atendimento é das 8h às 18h, sem intervalo de almoço. Mais informações: www.bibliotecapublica.mt.gov.br e (65) 3612-9240

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.