Foto: reprodução
Foto: reprodução

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada para vocês meus leitores, minhas leitoras, essa semana o Brasil está pegando fogo, antes de entrarmos no assunto, gostaria de agradecer a palestra sobre Recuperação Judicial, ofertada pelo brilhante advogado Bruno Castro, sua visão de economia e mercado são impressionantes para alguém tão jovem é como se não dormisse para estudar todo tempo e saber tanto.

Com a palestra de ontem, realizada na OAB pude saber muito sobre direito Comercial, e infelizmente o professor nos confessou que a crise é real (eu ainda duvidava), e o pior que será longa e profunda, e mais que um dos fatores da crise é a operação Lava Jato, um mal que temos que suportar para combater a corrupção.

Vamos a ‘bomba’, a pouco mais de 24h vazou na imprensa que o Senador pelo PT (agora sem partido) Delcidio Amaral (agora em liberdade) havia feito um acordo de Delação Premiada, envolvendo o ex-presidente Lula, a atual presidente e as grandes figuras da nação, esse mesmo senador havia sido preso há alguns meses e tinha saído da prisão há poucos dias, temos que lembrar que um senador nunca havia sido preso na história desse país, e que para fazer isso o STF teve que reavaliar muito da sua jurisprudência e seu modo de entender as coisas para permitir a prisão desse senador.

Leia também:  O filho da desembargadora preso | Entendendo Direito

Ao saber disso, pude prever o roteiro, como eu mesmo nessa mesma semana havia recebido a “visita” de Polícia Federal, (duas viaturas e um helicóptero), absolutamente desproporcional para esse humilde advogado, já sabia que eles iriam visitar o Lula.

É o momento de falarmos um pouco da Polícia Federal, quem são, o que fazem?

A poderosa Polícia Federal é um departamento do Ministério da Justiça, que atua nos crimes que necessitam de repressão uniforme em todo o território nacional, seus agentes são considerados de alto grau técnico e muito civilizados, suas abordagens costumam ser muito bem estudadas e são obcecados com a qualidade da prova, no meu caso a visita foi um engano, mas raramente eles cometem enganos! Forte abraço senhores, vocês são fundamentais no novo Brasil.

No Exato momento que esse advogado amigo de vocês está escrevendo essas linhas, o Lula está depondo, na Polícia Federal em decorrência direta de uma delação premiada.

Leia também:  O presidente vai ficar impune? | Entendendo Direito

Mas o que é essa tal delação Premiada?

Segundo a Wikipédia:

“Na Legislação Brasileira, delação premiada é um benefício legal concedido a um criminoso delator, que aceite colaborar na investigação ou entregar seus companheiros. Esse benefício é previsto em diversas leis brasileiras”.

Agora que já sabemos o que é esse instituto (conjunto de procedimentos, normas sobre um tema), podemos avaliar melhor o que tem acontecido no Brasil e porque a Justiça está com a faca no pescoço da alta classe política do país.

Já disse aqui uma vez que o Juiz Moro é a segunda maior autoridade no Brasil em matéria de lavagem de dinheiro e alguns amigos me perguntaram quem era o primeiro, a maior autoridade no Brasil  é um Desembargador Federal chamado Fausto de Sanctis, foi ele o primeiro Juiz a usar a delação premiada no Brasil, só que cometeu um erro mantendo o nome do delator em segredo, o que acabou anulando toda a Operação, essa lição foi aprendida pelo Juiz Moro que vem conduzindo a Operação Lava Jato, evitando todos os erros da Operação Castelo de Areia (nome da Operação que foi anulada por manter o nome do delator em segredo).

Leia também:  Direito da mulher que adota | Entendendo Direito

Ok, já sabemos o que é a delação premiada, como ela foi usada pela primeira vez no Brasil, e como ela é usada dentro da Lava Jato hoje, sabemos que nesse momento o Lula foi conduzido pela Polícia Federal a prestar depoimento (ele não está preso), mas ele será preso, haverá impeachment?

Tudo dependerá da reação das ruas, tanto para a prisão de Lula, quanto para a queda da presidente, já disse aos senhores que as digitais do presidente nunca ficam em nada, o presidente é muito poderoso e tem dezenas de pessoas para se responsabilizar legalmente por ele, para falar a verdade o presidente não precisa saber de nada realmente, seus assessores sempre buscam resolver tudo para que ele possa governar sem dissabores.

Deixo com vocês algo que eu mesmo tenho que aprender, é o título do Capítulo 2 de Eclesiastes que é Salomão Velho no ápice da sua sabedoria, assim disse:

“Os prazeres e as Riquezas não dão felicidade”.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.