Dan Theodoro - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
O fotógrafo Dan Theodoro e a exposição ‘As Mulheres e As cidades’ – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Mais de 30 imagens do fotógrafo paulistano Dan Theodoro estão expostas no Museu Rosa Bororo a partir desta segunda-feira (7). A exposição ‘As Mulheres e As Cidades” é uma homenagem as mulheres que celebram amanhã, 08 de março, o dia Internacional da Mulher. A mostra ficará disponível para visitação até início do mês de abril.

Pessoas olhando a esposição fotografica no museu Rosa Bororo - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Pessoas olhando a esposição fotografica no museu Rosa Bororo – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Além do retrato de mulheres, em manifestações, atividades do cotidiano e em festividades, como o carnaval, o fotógrafo ainda expõe fotos de algumas cidades do Brasil e de outros países, como França, Bélgica, Espanha e Alemanha. De todas as fotografias, Dan Theodoro que tem uma experiência de 10 anos, conta que a imagem de uma idosa durante um protesto é a que mais lhe chama a atenção.

Leia também:  Fuga em massa na Mata Grande, muro é explodido e 32 fogem
Esposição fotográfica no museu Rosa Bororo em Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
A imagem da idosa citada pelo fotógrafo – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

 “Você ver uma senhora com quase seus 70 anos marcando sua presença e defendendo as mulheres nesse mundo de desigualdade é retrata bem a luta delas. Acredito que temos muitas coisas para melhorar, temos muitos casos de violência dentro de casa, em outras racismo, temos que ver que a mulher não é frágil e sim um sexo forte,” disse Theodoro.

O fotógrafo ainda contou que a ideia do tema das fotos partiu de uma amiga. “Tudo isso nasceu da ideia de uma amiga que é homossexual, ela disse para eu retratar as mulheres e a luta delas, defender isso e dessa forma trazer isso à tona. Em São Paulo, as mulheres já tem a orientação sexual definida, há uma aceitação maior que em outros lugares” disse o fotógrafo.

Leia também:  Programa ‘Água para todos’ beneficiará mais de 600 famílias em Rondonópolis

A jovem Janaína Gonçalves, 25 anos, que esteve no museu prestigiando a exposição disse que acha o evento importante. “Eu acho que ainda há muito preconceito com a mulher, há restrição, como por exemplo, devido a uma conquista das mulheres que é a licença maternidade, muitas empresas preferem contratar homens. Nessas fotos há uma retrato da luta da mulher para que não haja tanta desigualdade e contra o racismo,” disse Janaína.

O funcionário José Marcelo disse que gostou muito da exposição, mas sentiu falta de retratar as mulheres com deficiência física. “Gostei muito da exposição, mas você pode ver que nenhuma delas tem deficiência, e elas também existem e tem sua luta de cada dia,” destacou José.

Leia também:  Governador, diretores e prefeito de Rondonópolis realizam reunião fechada e não falam com a imprensa

O Museu Rosa Bororo está localizado na Avenida Cuiabá, em frente à Praça Brasil, em Rondonópolis. O museu está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 0h às 17h e no sábado, das 9h às 15h. Mais informações pelo telefone (66) 3411-5293.

Esposição fotografica no museu Rosa Bororo - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Exposição fotográfica no Museu Rosa Bororo – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.