Foto: assessoria
Foto: assessoria

Pesquisas mostram que, no Brasil, a maioria das empresas encerram as atividades nos primeiros dois anos de existência. Esse foi um dos fatores discutidos durante a palestra “Empreendedorismo que gera desenvolvimento sustentável” realizada pela Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR). O encontro marcou o início dos trabalhos do projeto Empreender, executado pela parceria da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e o Sebrae.

Conforme foi explanado pelo consultor nacional do Empreender, Jaime Tezza, o projeto está aberto para os empresários que estão insatisfeitos com o setor em que atuam e com seus negócios. “Será essa insatisfação que vai levá-los a trabalhar em conjunto e para mudar essa realidade”, destacou. Tezza explicou a metodologia de como serão as reuniões dos núcleos que deverão ser compostos por pelos menos 10 empresários.

Leia também:  Prefeitura garante pagamento à terceirizadas

Esses encontros serão mediados por um consultor contratado pelo programa que vai organizar as ideias e pautas e também cobrar dos participantes as ações que foram direcionadas para cada um realizar. A consultora de Rondonópolis, Sandra Vianna, explicou que as reuniões são rápidas, duram pouco mais de uma hora e o método – Metaplan – determina pouca fala, as ideias são postas em tarjetas e apresentadas anonimamente para facilitar a exposição ao grupo.

O palestrante comentou que para ser um empreendedor de sucesso é preciso ter visão de futuro, estar sempre informado, enxergar as oportunidades, ser otimista e o principal, ter atitude. “Esse passo de vocês em participar do Empreender mostra o interesse e a atitude em querer melhorar”, afirmou Tezza.

Leia também:  Exposição no Casario traz 17 obras de alunos da Escola Daniel Martins Moura

Os núcleos do Empreender trabalham com uma visão associativista, onde todos juntos podem discutir os problemas e chegar a um resultado que possa ajudar a todos. O Empreender desenvolve o associativismo e o desenvolvimento empresarial através da organização das micro e pequenas empresas. O objetivo principal do projeto é aumentar a competitividade e estimular o desenvolvimento do município.

O presidente em exercício da ACIR, Armando Pereira Chaves, comentou que esta é uma oportunidade para os empresários expandirem os horizontes e aplicar novos conhecimentos em seus negócios. “Vocês devem enxergar as outras pessoas do núcleo não como concorrente, mas sim como parceiros. Todos estão ali precisando de um tipo de apoio”, comentou Armando Chaves que foi nucleado do Empreender na outra edição em que edição que o projeto foi realizado em Rondonópolis.

Leia também:  Município alerta sobre a prevenção contra a violência da primeira infância

Nesse primeiro encontro estiveram presentes cerca de 50 pessoas vindas de setores como padaria, açougue, distribuidora de gás, escritório de contabilidade, floricultura, entre outros. O empresário que tiver interesse em conhecer o projeto pode ir até a ACIR, a participação no Empreender é gratuita.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.