Wanderlei José dos Reis - Foto: Varlei Cordova/AGORA MT
Wanderlei José dos Reis – Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

A Justiça Eleitoral em Mato Grosso tem ampliado suas ações de conscientização da sociedade sobre a importância do voto consciente. Um bom exemplo deste trabalho tem sido realizado no município de Rondonópolis. Por iniciativa do juiz eleitoral Wanderlei José dos Reis, titular da 46ª Zona Eleitoral, uma série de palestras tem sido realizada em escolas, universidades (públicas e particulares) e entidades locais que reúnem jovens da cidade. O próximo evento será nesta segunda-feira (07), na Escola Estadual La Salle, seguindo para a Escola Estadual Daniel Martins Moura na quarta-feira (09).

De acordo com o magistrado, o eleitor consciente jamais se esquece que a democracia brasileira só foi restabelecida graças à participação ativa da sociedade na vida política do país. Para ele, as eleições municipais sempre se revelaram mais próximas do cidadão do que as eleições gerais. “São eleições mais acaloradas e renhidas e há uma grande proximidade entre o candidato a prefeito ou vereador e o eleitor, o que exige mais atenção, vigilância, trabalho e orientação por parte da Justiça Eleitoral”, afirmou o magistrado.

Leia também:  Criminosos assaltam casa, trancam vítimas em banheiro e fogem em caminhonete

“Quero falar pessoalmente com cerca de cinco mil pessoas nos próximos meses, percorrer escolas, faculdades e outras entidades de Rondonópolis. Vamos tratar com os jovens, acadêmicos, e com os eleitores de maneira geral, sobre a importância de escolherem bem seus candidatos ao Executivo e Legislativo municipal. É necessário que eles estejam atentos às suas propostas e posturas durante a campanha eleitoral, da importância de nunca venderem seu voto e não perderem jamais o interesse e a esperança na política. O homem é um ser político, a política não pode ser dissociada de nossa natureza humana, como já advertia Aristóteles”, reforçou o juiz eleitoral.

“Quero aproveitar esse momento em que ainda vivemos a fase de alistamento eleitoral, até 4 de maio, para já ir exortando os jovens quanto à importância de se alistarem (tirar o título de eleitor), mesmo com o voto facultativo, e de participarem ativamente do processo eleitoral de 2016 escolhendo de forma consciente seus candidatos, o que vale também para todos os eleitores de maneira geral.”

Leia também:  Força Tática realiza operação em Rondonópolis

As palestras no município já foram realizadas no Colégio Khalil e no Colégio CIE. 

Breve currículo

Wanderlei José dos Reis já atuou como juiz eleitoral titular nas Eleições de 2004 em Chapada dos Guimarães, à frente da 34ª ZE; Sorriso em 2010 à frente da 43ª ZE; e Rondonópolis em 2014.

Já ministrou palestras a policiais civis, militares e federais sobre crimes eleitorais, desenvolveu o projeto “Minuto Eleitoral”, onde se valia diariamente das rádios e TVs locais para tirar dúvidas e orientar eleitores com pequenas vinhetas de áudio, com duração de um minuto, sobre os temas mais importantes das eleições. O magistrado é pós-doutor em Direito, já tendo ocupado os cargos de servidor eleitoral, militar e delegado de polícia.

Leia também:  Usando o mesmo carro para cometer roubos e furtos, suspeito é preso pela Polícia

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.