Agora MT Mato Grosso Prefeita de Várzea Grande é investigada por 16 denúncias de superfaturamento
MATO GROSSO

Prefeita de Várzea Grande é investigada por 16 denúncias de superfaturamento

Da redação com G1
VIA

Denúncias de irregularidades na gestão da prefeita Lucimar Campos (DEM), de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foram protocoladas nesta terça-feira (8) no Ministério Público Estadual (MPE) pela Câmara de Vereadores daquele município. Essas 16 denúncias tinham sido apresentadas aos vereadores para que fossem apuradas.

Reprodução
Reprodução

Inclusive, a Casa de Leis já criou uma Comissão Processante para apurar suspeita de superfaturamento na compra de remédios. Por meio de assessoria, a prefeita alegou que as denúncias não têm embasamento legal.
O presidente do Legislativo, vereador Jânio Calistro (PMDB), afirmou que essa comissão processante vai ser destituída e uma nova será criada para a nomeação de um novo membro.

“Queremos que os órgãos competentes nos auxiliem para que não digam que não tomamos providências. Não queremos passar a mão na cabeça de ninguém e, para não cometer erros, pedimos o auxílio do MPE”, afirmou. No entanto, a comissão terá o mesmo objetivo de apurar as denúncias de irregularidades na atual administração. O relatório da investigação deve ser concluído em até 90 dias.

As denúncias, encaminhadas ao promotor de Justiça Deosdete Cruz Júnior, da 1ª Promotoria Civil de Várzea Grande, apontam suspeita de pagamento ilegal de incorporações salariais, superfaturamento, nepotimo e fraudes em licitações.

Conforme o MPE, os documentos devem ser analisados no prazo de até 30 dias e, dependendo, será instaurado ou não inquérito para apurar as denúncias.

O autor das denúncias é o suplente de vereador Oneir de Brito (PV) que, após protocolar as denúncias, encaminhou na segunda-feira (7) um documento pedindo a retirada das denúncias alegando que estava sendo coagido e ameaçado através de telefonemas anônimos.

Oneir chegou ainda a acusar vereadores de falsificarem a assinatura dele na denúncia entregue ao MP, mas reconheceu, posteriormente, que assinou o documento.
“Depois que protocolei a denúncia contra a prefeita, passei a ser coagido e ameaçado através de telefonemas anônimos dizendo que ‘essa terra vai me comer’. Assim sendo, julgo por bem, para resguardar a minha integridade física em requerer a retirada da denúncia por mim assinada’, diz trecho do pedido assinado pelo suplente.

Na primeira sessão após o recesso de Carnaval, os vereadores avaliaram uma denúncia contra Lucimar por suposto superfaturamento na compra de medicamentos. A licitação no valor de R$ 2,1 milhões foi realizada em dezembro de 2015.

O pedido de abertura da investigação foi aprovado em plenário por 11 vereadores. Oito parlamentares foram contrários e um se absteve de votar. Segundo o vereador Fábio Saad (PTC), autor da denúncia, os medicamentos foram comprados por um valor três vezes mais alto.

Além dessa denúncia de supostas irregularidades na compra de medicamentos, a comissão deve apurar outras denúncias, entre elas a de suspeita de falhas compra de materiais gráficos.
Também deve ser investigada a contratação de uma empresa para a construção do Centro Odontológico Municipal e outra sobre uma construtora que não teria capacidade técnica para a prestação de serviços ao município.

Relacionadas

Gefron apreende mais de 230 quilos de drogas em carro furtado

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu, na manhã desta quinta-feira (11), 232 quilos de entorpecentes no município de Porto Esperidião-MT. O suspeito que...

PM prende dupla por tráfico de drogas e apreende 98 porções de cocaína

Policiais militares do Grupo de Apoio (GAP) do 5ª Batalhão apreenderam, na noite da última quarta-feira (17), 98 porções de substância análoga à cocaína...

Estudantes que farão o Enem 2024 já podem solicitar isenção da taxa de inscrição

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Mato...

Concurso da SES ocorre neste domingo (14) em Rondonópolis e mais 4 cidades

A prova objetiva do concurso da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) será aplicada neste domingo (14.04), das 13h às 17h, em cinco polos...

Câmera de segurança registra homem esfaqueando noiva até a morte durante almoço

Uma mulher identificada como Leidiane Ferro da Silva, de 43 anos, foi assassinada a facadas pelo noivo, Wendel Santos, de 37 anos, no início...

Corpo do terceiro motorista de aplicativo é encontrado em Mato Grosso

O corpo de Nilson Nogueira, de 42 anos, motorista de aplicativo desaparecido desde sábado (13), foi encontrado no distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande,...

Mais de 2,6 mil vagas de emprego são disponibilizadas pelo Sine-MT nesta semana

Supervisor de logística, atendente de telemarketing e operador de empilhadeira são algumas das oportunidades de emprego divulgadas nesta semana pelo Sistema Nacional de Emprego...

Sema capacita técnicos ambientais sobre manejo em áreas úmidas em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) firmou parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a realização do curso de...

Jovem de 28 anos morre afogado no Rio Paraguai

Um jovem de 28 anos morreu após se afogar no Rio Paraguai, nas proximidades de Denise-MT. Segundo informações apuradas pela equipe da TV Vale,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas