Agora MT Opinião do Leitor Solidão como fuga das responsabilidades
OPINIãO DO LEITOR

Solidão como fuga das responsabilidades

FONTE
VIA

Como Psicólogo já atendi diversos tipos de problemas psicológicos, este que relato é interessante porque é bastante comum, mas muitos não enxergam como problema e tem suas vidas dificultadas por não resolve-lo. Numa tarde entrou na sala um homem de 26 anos, solteiro, engenheiro, com dificuldade de manter olhar e seguidamente ficava cabisbaixo ao relatar o quanto sofria com a solidão em que se encontrava. Considerava um fardo muito grande as responsabilidades que estavam sob suas costas, tanto profissionais como familiares.

Relatou que é o irmão mais velho de uma família de três filhos. Seus pais tinham casado cedo e dedicado ao sustendo da família, deixaram os estudos para quando pudessem se dedicar. Ele percebia que desde novo já tinha ultrapassado a condição dos seus pais, tanto financeira quanto intelectual. Sabia que não seriam eles que lhe direcionariam na vida moderna, mas o inverso, os pais esperavam dele o apoio e indiretamente exigiam isso. Ele por sua vez, sempre apresentou sonhos grandiosos e gostaria de realiza-los, mas nunca tinha se dado conta do peso que isso representava. Ao mesmo tempo que sonhava lamentava sua condição e sua solidão, à medida que isso ocorria mais as pessoas se afastavam dele.

Ao descrever suas relações apareceu a visão que os outros tinham dele: uma pessoa que reclamava, culpava os outros e no fundo não tinha condição de realizar o que sonhava. Em vez de congregar afastava as pessoas, mesmo assumindo profissionalmente posição de liderança, não liderava, não era exemplo, nem inspirava os colaboradores a lhe seguirem. No decorrer do processo psicoterapêutico percebeu que procurava a solidão e o fazia para evitar o confronto e as responsabilidades pelas suas escolhas.

Ele tinha vários predicados para se dar bem na vida e no desenvolvimento dos seus projetos, mas pecava no mais básico, não sabia lidar com o ser humano. Não se interessava e não incentivava seus colaboradores, não sorria e não demonstrava o quanto seus colaboradores eram importantes e o quanto colaboravam nos seus projetos. Com seus familiares reclamava que nenhum o ajudava, que precisava pensar e fazer sozinho.

Nesse caso foi importante descrever o contexto social da sua infância, como foi educado e principalmente o que ele fez dessa educação. Porque mais importante do que como fomos educados é o que fazemos dela, isto é que define com mais profundidade o que seremos e consequentemente o que faremos e construiremos. Em paralelo foi visto maneiras mais adequadas de como lidar com as pessoas que o rodeiam e possibilitar uma mudança sincera da sua personalidade.

A maneira com que atuei com esse paciente não é a única possível e nem necessariamente a melhor, mas foi um modo de abordar que deu resultado e que o ajudou significativamente. E espero que esse texto posso ajudar mais pessoas. Caso você não tenha passado por nenhuma dessas situações, talvez conheça pessoas com esse problema, compartilhe o texto, procure também ajudar quem você conheça. Você encontrará outros textos no blog www.flaviomeloribeiro.com.br

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas