Olá Pessoal!

Hoje o Blog te leva a uma viagem inesquecível e colorida.
Em alta nas coleções da temporada de verão, dentre as estampas étnicas, a alegre e colorida estampa peruana já conquistou.

01

Podemos resumir a decoração peruana em três palavras: explosão de cores. Para quem gosta de um estilo rústico e bem definido, onde misturas de estampas, cores e texturas montam um quebra-cabeça harmonioso, o peru vem como inspiração certeira.

O artesanal e o rústico são à base da decoração peruana. Para não errar na hora de usar essa estampa, tente misturar com outras peças mais neutras dando mais equilíbrio.

O interessante é tentar deixar essas peças em destaque e, se forem usar outras peças com cores chamativas tente coordenar com as cores da estampa, assim o resultado fica harmonioso.

Leia também:  Veja como usar a base neutra na decoração | Decore Agora

02

Curiosidade:

Não é nenhuma novidade que as estampas étnicas chegaram como tendência há algumas temporadas para ficar! Há muitas estações convivemos com esses padrões que podem ser coloridas como apenas bicolores. Elas estão diretamente ligadas aos anos 70 e a disseminação de novas culturas. As estampas podem se inspirar em vários povos como indianos e tribos africanas, mas as estampas mais em alta no momento são as que vêm de índios americanos, da cultura peruana e mexicana.

A melhor parte dessa história é que a produção desses tecidos é totalmente manual, do começo ao fim. Em Cuzco, as tecelãs criam ovelhas e lhamas até o seu pelo ficar grande e bonito, pronto para a tosa. Depois da tosa elas lavam a lã com um sabonete feito por elas próprias, com um tipo de mandioca, e depois separam a lã em chumaços de fio. Aí começa o tingimento das fibras, também feito com matérias-primas naturais, como folhas, flores e etc… Com os novelos prontos, as mulheres separam as cores que serão usadas em cada tecido e as trançam usando teares simples de madeira.

Leia também:  Veja como usar a base neutra na decoração | Decore Agora

03

Difícil é não se encantar com a riqueza de detalhes dos tecidos peruanos. Mesmo quem não é lá muito fã de decoração com pegada étnica sabe reconhecer o valor dessas peças. É que os tecidos artesanais do Peru carregam mais do que belas cores e padrões típicas, eles carregam o carinho, a sabedoria e o esforço de pessoas que dedicam a vida inteira a manter essa arte viva. A técnica do tear encontrada nessa região nasceu na época pré-colombiana e é cuidadosamente passada, de geração em geração, para as mulheres de cada família.

Cada forma presente naqueles tecidos não é em vão. Os desenhos estruturados na costura no tear possuem significados únicos: cada volta, triângulo e zigue zague representa algo na cultura peruana.

Leia também:  Veja como usar a base neutra na decoração | Decore Agora

viagem Peruana

Para quem quer utilizar da estampa, mas prefere não arriscar muito, a dica são jogos de almofadas, pequenos adornos ou elementos pontuados no ambiente.

As mantas podem trazer muita cor e diferentes estampas para o ambiente. Não tenha medo de misturar cores quentes e frias ou estampas diversas!

05 ok

Uma boa imaginação e uma ótima VIAGEM!

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.