Produtos vencidos encontrados nos estabelecimentos - Foto: Aparecido Marden / AGORA MT
Produtos vencidos encontrados nos estabelecimentos – Foto: Aparecido Marden / AGORA MT

A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária de Alto Taquari começou no início deste mês as vistorias nos comércios que necessitam da liberação do alvará sanitário para funcionamento. Dos trinta comércios vistoriados até o momento, cinco foram encontradas irregularidades.

O município conta com 150 estabelecimentos que diretamente envolvem a saúde pública, como mercados, bares, farmácias, lanchonetes entre outros. “Lembrando que a vistoria é realizada por dois fiscais, acreditamos que até o final de abril todos os comércios tenham sido vistoriados e os alvarás emitidos”, afirma Ivonete Lima, coordenadora da Vigilância Sanitária.

Ainda segundo os fiscais, durante a vistoria foram encontrados alguns produtos vencidos, os mesmos foram apreendidos e levados para descarte junto à Vigilância. Antes do descarte é confeccionado um Auto Termo de Vistoria e de Apreensão com fotos das mercadorias e em seguida uma cópia é entregue ao comerciante, desta forma facilita o ressarcimento de algumas mercadorias junto aos fornecedores.

Leia também:  Primeiro mês registra queda de 43% no número de focos de calor

O comerciante que teve produtos apreendidos em seu comércio tem o prazo de 15 dias para recorrer antes do descarte final.

A emissão de alvará é realizada uma vez por ano, no entanto, as vistorias são realizadas sempre que necessário. A Vigilância não divulgou o nome dos estabelecimentos.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.