Comer um docinho depois do almoço ou jantar é tudo de bom. Ainda mais quando o quitute escolhido vem com chocolate ou é um chocolate. Porém, para quem está de dieta e deseja eliminar os quilinhos extras, essa prática não é nada boa.

Uma boa alternativa é substituir o tão amado bombom por uma porção de salada de frutas, por exemplo. Alem de deliciosa, a salada é extremamente saudável e rica em nutrientes, já que normalmente é feita com pelo menos umas cinco ou seis opções de frutas.

Para te ajudar a controlar a incontrolável vontade de comer doces, o Guia da Semana fez uma listinha com 10 alternativas saudáveis que te ajudam a driblar o desejo por doces.

Foto: © Giorgia236 – Fotolia.com

1. BANANA COM CANELA
Essa é uma receita clássica e super gostosa. Basta cortar uma banana ao meio e salpicar com canela. Se preferir, leve a banana ao micro-ondas por alguns segundos e pronto, ela fica ainda mais gostosa!

Leia também:  Sáude | Queimadas deixa o clima mais seco em Rondonópolis

2. GELATINA
Além de extremamente saborosa, a gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno. Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Uma boa dica é escolher as opções diet e light, que não têm açúcar.

Foto: Elena Schweitzer/Thinkstock/Getty Images
Frutas secas e cristalizadas – Foto: Elena Schweitzer/Thinkstock/Getty Images

3. FRUTAS SECAS
Ameixa, damasco e outras frutas secas são ótimas opções para saciar a vontade de comer doce. Se a situação estiver complicada, uma boa dica é mergulhar o damasco na alfarroba líquida. Fica uma delícia!

4. PÊRA AO FORNO
Corte uma pêra em quatro ou mais pedaços e os leve ao forno. Ao perceber que já estão amolecendo, retire-os do fogo e os deixe esfriar. Se quiser adoçar a fruta, pingue algumas gotinhas de mel. Fica de-lí-ci-o-so!

Leia também:  10 perguntas e respostas sobre o dente do siso
Foto: Internet
Foto: Internet

5. SALADA DE FRUTAS
Uma frutinha sempre cai bem. Ainda mais as mais adocicadas, como banana, manga e caqui, por exemplo. Uma boa dica é fazer uma deliciosa salada de frutas e separar a mistura em potinhos para você não exagerar na dose.

6. UVA CONGELADA
Essa alternativa é tão gostosa quanto um picolé de uva. Na verdade, o gostinho é quase o mesmo. Basta colocar as uvas sem semente em um pote e levar ao congelador. Depois é só comer algumas uvinhas e se deliciar com o sabor. Se preferir, amasse as uvas até formar uma pasta de “sorvete”.

Foto: © exclusive-design - Fotolia.com
Foto: © exclusive-design – Fotolia.com

7. FROZEN YOGURT
O frozen yogurt é uma ótima alternativa para substituir os doces. Sem glúten, com poucas calorias e 0% de gordura, o frozen yogurt ainda tem um alto valor nutricional. Uma boa dica é rechear o gelado com frutas da estação!

Leia também:  Um jeito inesperado de prevenir a endometriose

8. OLEAGINOSAS
Nozes, castanhas e amêndoas (preferencialmente com pouco ou sem sal) pode ajudar a combater a vontade incontrolável de doces. Mas não exagere na dose, pois algumas oleaginosas são bastante calóricas.

Foto: Reprodução/RadioLajes
Foto: Reprodução/RadioLajes

9. CHÁS
Os chás também ajudam bastante no controle do consumo de doces. Saborear um chá calmante, como o de melissa ou camomila, por exemplo, é boa escolha. Se você é daquelas pessoas que precisa adoçar bastante a bebida, pode pingar algumas gotinhas de mel.

10.ALFARROBA
A alfarroba tem gosto, cor e textura semelhantes ao do chocolate. A boa notícia, no entanto, é que ela não tem a gordura do chocolate. Rica em vitaminas B1 e B2, ela ajuda o organismo a metabolizar gordura, carboidrato e proteína. Além disso, ela ainda é fonte de vitamina A, que protege a pele e a visão, além de cálcio e magnésio. Ou seja, ela é uma boa opção para saciar a vontade de doce.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.