Senhor mostra o artesanato feito de garafas pets - Foto : Varlei Cordova / AGORA MT
Senhor mostra o artesanato feito de garrafas pet – Foto : Varlei Cordova / AGORA MT

Transformar lixo em artesanato. Após trabalhar 15 anos como caminhoneiro é isso que o aposentado Moacir Vila Nova de 68 anos decidiu fazer há dois anos e, desde então, o hobby virou fonte de renda extra. O artesão utiliza materiais descartados, como garrafas de pet, para criar esculturas de pássaros.

“Aprendi tudo sozinho. Esse foi um meio que encontrei para não ficar parado. Já dei até curso sobre artesanato” explica Moacir.

Artesanato de garafas pets - Foto : Varlei Cordova / AGORA MT
Artesanato de garrafas pet – Foto : Varlei Cordova / AGORA MT

O artesão que sai pelas ruas, praças e feiras populares da cidade oferecendo o produto busca aliar o artesanato à conscientização ambiental como forma para conservação dos recursos naturais.

A ideia pela fabricação de pássaros surgiu de foram natural. São aves típicas  como o Tucano, a Arara entre outras espécies que transitam pelo cerrado e que também podem ser encontradas em outros biomas do estado de Mato Grosso (MT).

Leia também:  Pontes e Lacerda | Construção Civil é o setor que mais gera empregos em junho
Senhor mostra o artesanato - Foto : Varlei Cordova / AGORA MT
Idoso mostra o artesanato – Foto : Varlei Cordova / AGORA MT

“A natureza é algo que todos adoram. Os pássaros são lindos, representam o pantanal. Tem muita gente que compra para colocar no jardim ou enfeitar outros cômodos da casa” explica.

Moacir está tão prático com o trabalho que consegue produzir até 100 aves por dia. O preço do produto varia de acordo com o tamanho da ave, podendo custar de R$ 10 a R$ 20.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.