Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com o tema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis, o Governo de Mato Grosso realiza nos dias 4 e 5 de abril, a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (CATER). O evento será realizado em Várzea Grande, no Centro de Estudos Sindical Rural da Fetagri.

O objetivo da Conferência é definir estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência técnica pública e de qualidade aos agricultores familiares de Mato Grosso, por meio do diálogo e interação entre sociedade civil, Governo e representações dos pequenos produtores, tendo como base a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER).

“A expectativa do evento é que possamos fazer a avaliação da ater no Estado e a partir daí, construir propostas que possam traduzir em melhorias a assistência técnica, e amplia- lapara os demais agricultores”, comentou o delegado federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário em MT, Nelson Borges.

Leia também:  CGE constata sobrepreços nos procedimentos judicializados

Durante as conferências territoriais de Ater no ano passado, 68 delegados foram eleitos para elencar as propostas de melhoria para a assistência técnica no Estado e após o evento que finaliza na terça, 20 delegados estaduais sendo 10 homens e 10 mulheres serão escolhidos para representa Mato Grosso na conferência nacional, prevista para ocorrer entre 31 de maio e 3 de junho de 2.016.

O secretário de Estado Agricultura familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes, avaliou a importância desta política para Mato Grosso. “Estamos investindo e reestruturando a Empaer para que possamos universalizar a ater e atender com maior qualidade e não só quantidade os pequenos produtores que já produzem e carecem do apoio do Governo, que tem como prioridade a agricultura familiar”.

Leia também:  Fórum critica projeto de lei nocivo à população e ao meio ambiente

A comissão organizadora da conferência é formada por: Federação dos Trabalhadores na Agricultura em MT; Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional em MT, Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata em MT; Associação Mato-grossense dos Municípios, Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas de MT, Rede de Colegiados Territoriais de Mato Grosso; Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso; Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Mato Grosso, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural e Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento em MT.

O Centro de Estudos Sindical Rural da Fetagri (Centresir) fica localizado em Várzea Grande na Avenida Frei Coimbra, s/º Jardim Ouro Branco, ao lado da fábrica Marajá. No dia 4, a conferência inicia a partir das 13h, e na terça dia 5 começa a partir das 8h. Os telefones de contato para maiores informações 65 9320-4521 ou 65 3626-2247.

Leia também:  MT é o 5º Estado com maior índice de violência sexual contra criança
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.