Índios bloqueiam a BR-070- Foto: PRF
Índios bloqueiam a BR-070- Foto: PRF

Os índios da etnia Xavante, fecharam a BR-070 em Primavera do Leste (MT) utilizando galhos e paus para impedir o trafego de veículos e cobrar pedágio na tarde desse domingo (17). Segundo os indígenas o dinheiro será utilizado para melhorias na aldeia e para comemorar o Dia do Índio nessa terça-feira (19).

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), essas interdições dos indígenas é corriqueira na região do km 238 e acontece com mais frequência perto do Dia do Índio. “A nossa orientação é que as pessoas que forem trafegar por essa região, que evite qualquer ação agressiva e que se houver extorsão que comunique a PRF para estar mediando essa situação”, informou a PRF de Primavera.

Leia também:  Taques inaugura 170 km de rodovias em Paranatinga, Primavera e Santo Antônio do Leste

No domingo, o bloqueio começou por volta de 15h e terminou às 18h e aconteceu no km 238, perto da terra indígena de Sangradouro. A previsão segundo a PRF é que aconteça mais bloqueios nessa segunda (18) e terça-feira (19).

Atualização

Cerca de 70 índios voltaram nesta manhã a fazer um bloqueio parcial da BR-070, no km 225, próximo ao município de Poxoréo (MT).

Uma equipe da PRF, junto a liderança indígena estão no local, negociando a liberação da pista.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.