Mais
    AgoraMT Variedades Saúde e Bem-estar Conheça e evite cinco alimentos que causam acne

    Conheça e evite cinco alimentos que causam acne

    Foto: Ilustrativa
    Acne Foto: Ilustrativa

    Doença que assola grande parte da população, maioria adolescentes, mas não só estes, ainda traz dúvidas, insegurança e baixa autoestima para aqueles que a tem e os que temem a ter.

    O aparecimento exorbitante de espinhas e cravos (Acne) está relacionado a atividade e entupimento das glândulas sebáceas presentes no corpo.

    O rosto e costas são áreas já popularmente conhecidas como grandes detentoras de glândulas demasiadamente ativas sendo, então, estas os alvos principais do aparecimento da Acne.

    Como evitar a Acne?
    Visto que a atividade das glândulas sebáceas está sujeita ao descontrole hormonal e o entupimento está a inflamações na pele e condições da mesma, é possível evitar ou amenizar a Acne com base em uma dieta que exclua substâncias de má influência sobre o tecido epitelial.

    5 Alimentos que causam acne – Veja de quais alimentos você deve fugir!
    Alimentos industrializados contém substâncias que acumulam gordura ruim no corpo rapidamente provocando inflamação na pele e, como podem tornar a aparência desagradável, causam também estresse e tristeza desregulando os hormônios.

    A procrastinação que alimentos difíceis de serem digeridos ocasiona pode levar a uma rotina não saudável tornando o metabolismo lento e a imunidade baixa.

    Logo, a oleosidade da pele aumentará e os níveis hormonais ficarão instáveis.

    chocolate
    Foto: Reprodução / Internet

    O chocolate

    Há muito tempo o chocolate está relacionado ao surgimento de espinhas e cravos na sociedade. O consumo do chocolate não é o grande culpado.

    Na realidade, a presença de cacau pode ter efeito antioxidante (o chocolate amargo detém esse benefício). O problema começa quando as variações do produto vão ganhando mais traços de leite e açúcares.

    Esses ingredientes acumulam gordura rapidamente e fornecem energia para a produção do sebo. Atente-se a produtos que possuem composição semelhante.

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução

    “Fast-foods”

    Não só possuem muitas calorias, como também gorduras animal, vegetal e hidrogenada. Todos os tipos de gordura inflamam células e órgãos.

    A gordura hidrogenada é a mais temida, pois ela entope os vasos sanguíneos aumentando o colesterol ruim e impedindo o colesterol bom de ser absorvido.

    Foto: Ormuzd Alves
    Foto: Ormuzd Alves

    Massas

    As massas contém gorduras ruins, incluindo a trans, açúcares e um aditivo alimentar altamente prejudicial para a saúde, o glutamato monossódio. Este funciona como um ressaltador de sabor.

    Quando consumido, faz com que o cérebro deseje ter mais do alimento. Estudos realizados usando animais de laboratório comprovam a toxicidade do aditivo, mas ele é tido como seguro em determinadas quantidades.

    Contudo, agregar o glutamato monossódio aos alimentos é tornar pessoas potencialmente dependentes dos tais.

    cerveja bebida alcoolicaÁlcool

    Bebidas e comidas alcoólicas contém muito açúcar. Substâncias tóxicas também estão inclusas. Tanto é que sua toxicidade promove, quando consumido sem moderação, reação inflamatória no fígado.

    Alimentos ricos em ômega 6

    O ômega 6 também é um dos alimentos que causam Acne, ele é um ácido graxo poli-insaturado que, combinado proporcionalmente com o ômega 3, se torna antioxidante no organismo.

    Porém, atualmente, comidas cheias de ômega 6 ganham a culinária com principal área de atuação o Ocidente. Como:

    Óleos vegetais (como girassol, soja, canola)
    Ovos
    Carnes (brancas e vermelhas)
    Sementes (como linhaça e girassol)
    Nozes

    Como reverter a Acne
    Alimentar-se de forma saudável, preferindo alimentos orgânicos, com baixo índice glicêmico, baixos níveis de mau colesterol (LDL), ajuda a prevenir que haja alteração nas taxas de hormônios e reações inflamatórias no corpo.

    Não há estudos aprofundados que liguem diretamente uma dieta ao aparecimento da acne. Porém, consumir vitaminas, carboidratos complexos, fibras e sais minerais é importante não só para a boa aparência da pele, mas para o bom funcionamento do organismo em geral.

    Além disso, para ver-se livre de espinhas e cravos não deve-se aplicar produtos de origem oleosa nas áreas citadas ao longo do texto, dar atenção especial à ingestão de vitamina A que faz a manutenção do tecido da pele e evitar o estresse constante.

    Importantes

    EMANUEL & ESQUEMAS NA SAÚDE

    Em novo afastamento, juiz aponta risco de “continuidade de práticas criminosas”

    A Justiça de Mato Grosso determinou um novo afastamento do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), de seu cargo. A decisão foi dada nesta...
    Informe Publicitário

    Conferência sobre o Estatuto do Pantanal

    https://www.youtube.com/watch?v=NrJTjRGwmRs
    MADEIRAS APREENDIDAS

    Recursos são destinados para qualificação de Polícia Ambiental

    Em Itiquira, município distante 361 Km de Cuiabá, recursos obtidos com a destinação de produtos madeireiros apreendidos e leiloados, algo em torno de R$...
    QUALIFICAÇÃO

    Parceria entre Prefeitura e Obra Kolping realiza curso de ‘Cozinha Trivial’

    Uma parceria entre a Prefeitura e a instituição Obra Kolping possibilitou a realização de um curso de formação em ‘Cozinha Trivial’ onde foram capacitadas...
    ESTAVA ALCOOLIZADO

    Motorista que “atropelou cruzes” responderá por direção perigosa e outros crimes

    A Polícia Civil identificou o motorista de um veículo Fox Vermelho que, na última segunda-feira (25), invadiu o canteiro central na avenida Historiador Rubens...
    EDUCAÇÃO

    Educadores participam de assembleia em Rondonópolis para discutir situação na rede estadual

    Cerca de 100 educadores participaram da Assembleia Geral realizada na manhã de hoje (27) pela subsede do Sintep em Rondonópolis. Conforme o sindicato, os...
    CABE RECURSO

    Nininho divulga nota e se diz ‘perplexo’ com condenação por crime de responsabilidade

    O deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), divulgou nota em que se diz ‘perplexo’ com a notícia de sua condenação em primeira instância,...
    DE BRUXINHA

    Filha de Sabrina Sato entra no clima de Halloween

    Zoe, filha de Sabrina Sato e Duda Nagle, já está no clima de Halloween. A pequena apareceu nas redes sociais da mãe caracterizada de...
    SEM LICITAÇÃO

    PF faz ação contra fraudes em contratos do Ministério da Saúde no Rio

    A Polícia Federal cumpre hoje (27) quatro mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento com irregularidades em contratos no Ministério da Saúde....
    CONHEÇA SANTIAGO DO NORTE

    Nova cidade do Mato-Grosso oferece oportunidade de empreendimentos e investimentos

    O Mato Grosso é o pilar do agronegócio no Brasil e tem este setor como responsável por 50% do Produto Interno Bruto (PIB) da...
    AMOR E SOLIDARIEDADE

    Projeto ‘Jardim de Deus’ atende crianças carentes e se mantém através de doações

    Um lugar para as crianças se alimentarem, conversarem e se sentirem acolhidas. Assim é conhecido pela vizinhança o salão em que funciona o ‘Projeto...
    CONHEÇA SANTIAGO DO NORTE

    No coração de Mato Grosso, Santiago do Norte é cenário de investimentos e desenvolvimento

    Em meio a uma das maiores crises sanitárias e econômicas de sua história, o Brasil procura alternativas para seguir crescendo economicamente. Na região central...
    FUTURO PROMISSOR

    Distrito planejado atrai empreendedores para interior do Mato Grosso

    O impacto do Mato Grosso na economia brasileira já não é novidade e cada vez mais o estado se torna parte fundamental no PIB...

    Editoriais