Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Conheça HIIT, o treino que promete maior resistência física e perda de...
SAÚDE

Conheça HIIT, o treino que promete maior resistência física e perda de peso

Da Redação com Doutissima
VIA

Foto: Reprodução / Doutissima
Foto: Reprodução / Doutissima

Treino que combina exercícios de alta e baixa intensidade, o HIIT promete aumento da resistência física e rápido emagrecimento

HIIT é a sigla para High Intensity Interval Trainin (treinamento intervalado de alta intensidade). Este método de treino não foi desenvolvido na atualidade, como muitos imaginam, mas promete emagrecimento rápido. O HIIT começou a ser praticado pelo atleta alemão Rudolf Harbig, em 1934. A partir de 1952 no auge da carreira, Emil Zatopek confirmou a eficácia desse treinamento ao vencer três provas olímpicas consecutivas.

Esta inovadora forma de exercícios aeróbicos intercala exercícios de alta intensidade (como Sprint) com exercícios de baixa intensidade (como andar em ritmo lento) ou descanso absoluto. O treino pode ser realizado como qualquer tipo de treino cardiovascular. Normalmente as pessoas fazem combinações de corrida e caminhada mas outras combinações de esportes como andar de bicicleta, pular corda, nadar, com dança aeróbica podem ser incluídas no treino.

Quem pode praticar o HITT?

O HIIT pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer nível de aptidão física, respeitando a individualidade de cada um. A ideia do treinamento é essa, proporcionar melhoras gradativas. As atividades podem ser desenvolvidas em qualquer lugar e até mesmo sem uso de equipamentos ou aparelhos sofisticados.

O importante é sempre buscar orientação de um profissional de Educação Física para obter orientação correta para executar os exercícios, adequar às atividades de acordo com o seu nível de aptidão física e obter excelentes resultados.

Resultado do HIIT

Para que o resultado seja efetivo é necessário que exista um balanço calórico negativo, pois se for positivo por mais que utilize esse método de treinamento, o emagrecimento não acontecerá. Para maiores esclarecimentos sobre balanço calórico negativo e positivo, se faz necessária a consulta a um nutricionista. O equilíbrio entre exercício físico e e alimentação é de extrema importância para que o emagrecimento aconteça de forma saudável.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas