Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Crianças que preferem doce a salgado têm maior risco de engordar
SAúDE E BEM-ESTAR

Crianças que preferem doce a salgado têm maior risco de engordar

Por G1 SP
VIA

Foto: Reprodução / Pense Magro
Foto: Reprodução / Pense Magro

Crianças pequenas que preferem comer doces a salgados podem ter mais risco de ganhar peso de forma prejudicial, segundo um estudo feito pela Universidade de Michigan e publicado nesta segunda-feira (18) na revista especializada “Pediatrics”.

Para testar a preferência dos pequenos por doces ou salgados, os pesquisadores fizeram um experimento com 209 crianças de 1 a 3 anos. Elas foram colocadas, logo depois de almoçarem, diante de uma bandeja cheia de guloseimas doces, como cookies, e salgadas, como chips de batata. Elas poderiam comer tanto quanto quisessem. A ideia era ver que tipos de alimentos escolheriam quando não estivessem com fome.

Depois, as crianças foram avaliadas quanto à evolução do índice de massa corporal (IMC) e os pesquisadores concluíram que aqueles que preferiram os doces e ficaram mais chateados quando a comida foi removida de seu alcance tiveram um aumento gradual do IMC, diferentemente daqueles que preferiram os alimentos salgados.

“Comer na ausência de fome é associado com sobrepeso entre crianças, mas esta é a primeira vez que vimos que essa ligação em crianças tão pequenas”, disse a pediatra Julie C. Lumeng, uma das autoras do estudo. Ela acrescenta que a tendência de comer mesmo sem fome aumenta com a idade e pode ter implicações durante toda a vida quanto ao ganho de peso e que é preciso estudar maneiras de intervir neste comportamento mesmo antes dos 3 anos de idade.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas