Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Grávidas são orientadas a usar preservativo para evitar transmissão de zika
CUIDADOS

Grávidas são orientadas a usar preservativo para evitar transmissão de zika

Da Redação com Bem Estar
VIA

Foto: Reprodução / MdeMulher
Foto: Reprodução / MdeMulher

O vírus da zika assusta as grávidas do país inteiro. Isso porque há uma relação entre o vírus e a microcefalia. A recomendação mais recente é o uso de camisinha durante todo o período da gestação, já que estudos mostram que o vírus pode ser transmitido pelo sêmen. Nos Estados Unidos, a orientação para as grávidas é a abstinência sexual durante toda a gravidez ou o uso correto e constante do preservativo.

Ainda não se sabe tudo sobre esse vírus. Em 2016, já foram confirmados 192 casos de microcefalia ligados ao zika. Para falar sobre o assunto, o Bem Estar desta segunda-feira (25) convidou o consultor e infectologista Caio Rosenthal e o epidemiologista e diretor do departamento de DSTs, AIDS e hepatites virais do Ministério da Saúde Fábio Mesquita.

John Brooks, do centro de controle de doenças do governo americano em Atlanta, conversou com o Bem Estar para esclarecer dúvidas sobre a transmissão sexual do vírus da zika.

“Sabemos que o vírus da zika é transmitido pelo sêmen. Por isso, para proteger as mulheres grávidas recomendamos abstinência sexual durante toda a gravidez ou o uso correto e constante do preservativo. Já se sabe que o vírus permanece no sêmen por pelo menos dois meses. Por garantia, recomenda-se a precaução por um tempo três vezes maior, ou seja, seis meses”. Brooks ressalta que ainda se sabe muito pouco sobre a zika. Essas recomendações são provisórias, até que se entenda mais sobre a transmissão.

Vírus da zika
Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, o vírus da zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas da doença provocada pelo vírus da zika são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. O quadro de zika é muito menos agressivo que o da dengue, por exemplo.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas