Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Leguminosas ajudam a perder peso e a reduzir o colesterol
SAúDE E BEM-ESTAR

Leguminosas ajudam a perder peso e a reduzir o colesterol

Por Viva Mais
VIA

Foto: Reprodução / Viva Mais
Foto: Reprodução / Viva Mais

Grãos leguminosos, como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico, são melhores do que você podia imaginar. Uma pesquisa, realizada com 940 participantes e publicada no jornal científico The American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que esses alimentos podem ajudar na perda de peso e a diminuir o colesterol.

Após seis semanas, quase todos os voluntários perderam cerca de 350 gramas só adicionando uma xícara cheia de leguminosas diariamente ao cardápio. A explicação é que as fibras desses alimentos ajudam a dar saciedade e, assim, come-se menos. “Este novo estudo se encaixa bem com um trabalho nosso anterior, que descobriu que comer fibras aumenta a sensação de saciedade em 31%, o que resulta em menor ingestão de alimentos”, diz o autor-chefe do estudo Dr. Russel de Souza, pesquisador no Instituto do Hospital de São Miguel, em Toronto, Canadá. Comer fibras também ajudou a reduzir em 5% as taxas de LDL, conhecido como “colesterol ruim”, diminuindo as chances de um problema cardiovascular.

“Embora a perda de peso seja pequena, apenas incluir fibras na dieta pode ajudar você a perder peso, e mais importante, previne de ganhá-lo de volta.”

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas