Vacinação em Alto Taquari - Foto: Aparecido Marden / AGORA MT
Vacinação em Alto Taquari – Foto: Aparecido Marden / AGORA MT

Neste sábado (30) acontece em todo o Brasil, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1. Em todo país serão atendidos milhares de pessoas que estão dentro dos cinco grupos determinados pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde de Alto Taquari precisa imunizar aproximadamente 1.400 pessoas somando todos os grupos.

Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde da Família 2 e coordenadora Municipal de Imunização, Marcela Conde, a Secretaria de Saúde recebeu nesta 1ª etapa de liberação das vacinas, 580 doses para atender todos os grupos.

“É interessante que as pessoas que querem vacinar e faz parte de algum dos cinco grupos procurem a unidade de saúde para vacinar, pois se as doses acabarem, terão que esperar o Estado liberar e isto pode demorar”, explica.

Leia também:  Acerto de Contas | Homem é morto a tiros dentro de oficina de moto

Ainda segundo a coordenadora, o horário de início da campanha está marcado para às 8h e irá finalizar às 17h (horário de Brasília). Os pontos de vacinação serão no PSF central e no PSF do bairro 13 pontos.

“A vacinação é uma forma importante de prevenção no que diz respeito a gripe causada pelo vírus H1N1, pois esse vírus pode provocar desde sintomas leves, até formas mais graves da doença podendo ocasionar até a morte do paciente”, concluiu a coordenadora de imunização Marcela Conde.

Vale lembrar que quem não puder comparecer no sábado e sobrar vacinas, poderá procurar as Unidades da Saúde da Família 1 e 2 durante a semana e o atendimento é realizado das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Leia também:  Alto Taquari | Candidatos de processo seletivo devem ser excluídos após indícios de certificados falsos

Os grupos

A coordenadora de imunização Marcela Conde, ressaltou que a vacinação atenderá apenas as pessoas que estejam dentro dos perfis dos seguintes grupos:

Grupo 1: Todas as crianças que tenham entre 6 meses e menores de 5 anos de vida.

Grupo 2: Todas as gestantes.

Grupo 3: Todos idosos com idade igual ou superior a 60 anos.

Grupo 4:  Todas as mulheres pós-parto (intervalo 45 dias após o parto)

Grupo 5: Todos portadores de doenças crônicas (essas pessoas deverão comparecer na Unidade da Família para saber se sua doença está na lista disponibilizada pelo Ministério da Saúde).

“Os funcionários da saúde já começaram a ser imunizados” finalizou.

Leia também:  Acerto de Contas | Homem é morto a tiros dentro de oficina de moto
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.