Agora MT Destaques Parecer favorável ao impeachment de Dilma é aprovado em comissão da Câmara
DESTAQUES

Parecer favorável ao impeachment de Dilma é aprovado em comissão da Câmara

Por Uol
VIA

Como já era esperado tanto pelo governo quanto pela oposição, a maioria dos deputados membros da comissão especial do impeachment na Câmara votou nesta segunda-feira (11) a favor do parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO), que defende a abertura do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Em uma sessão que durou quase 10 horas, 38 deputados aprovaram o relatório e 27 se manifestaram contrários. O parecer segue agora para votação no plenário da Casa, prevista para começar na próxima sexta-feira (15) e durar entre dois e três dias.

A votação foi realizada na última sessão da comissão especial, que se reuniu dez vezes desde 17 de março, data que o comitê foi instalado. A reunião de hoje teve quórum máximo, com a presença de quase todos os 65 membros titulares, além de dezenas de suplentes e deputados não membros.
Acusação e defesa

No começo da reunião desta segunda-feira (11), o relator Jovair Arantes (PTB-GO) voltou a defender o conteúdo do seu parecer favorável ao afastamento da presidente. Ele afirmou que o governo “não tem clima” nem “credibilidade” e classificou a gestão da petista como “arrogante” e “autoritária”.

O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, José Eduardo Cardoso, esteve mais uma vez na comissão para defender a presidente. Segundo ele, não há crime de responsabilidade que justifique o impedimento de Dilma Rousseff e ainda chamou a situação atual de “golpe de abril de 2016”.

Ao longo da reunião, deputados governistas e de oposição se revezaram no microfone, argumentando pró e contra o impeachment.

O líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), disse que os defensores de Dilma “serão cúmplices” de uma presidente que causou prejuízo e sofrimento ao Brasil.

O líder do PT, Afonso Florence (PT-BA), afirmou que quem defende o impedimento não terá “sossego” por apoiar a saída de Dilma sem crime de responsabilidade, já que os movimentos sociais a favor do governo não vão aceitar o impeachment.

Como tem ocorrido com frequência, alguns bate-bocas ocorreram na sessão desta segunda. O deputado Carlos Marun (PMDB-RS) foi protagonista de um deles, quando discutiu com Orlando Silva (PCdoB-SP) sobre a ordem dos discursos dos líderes de partidos.
O que acontece agora

Após a aprovação do relatório na comissão especial do impeachment, entenda quais são os próximos passos do processo de impedimento da presidente.

– Votação no plenário

O parecer será lido na sessão seguinte do plenário da Câmara, nesta terça-feira (12). Um dia depois, o documento será publicado no Diário Oficial da Câmara e, após 48 horas, o pedido de abertura do processo de impeachment pode ser votado pelos deputados em plenário.

O pleno da Câmara fará votação nominal dos 513 deputados (o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já indicou que também deve votar) sobre o pedido de impedimento. A votação deve se estender por três dias, com início na sexta-feira (15). Se tiver 342 deputados a favor, o pedido segue para análise do Senado. Caso contrário, o pedido é arquivado.

– Autorização do Senado

Comissão é formada no Senado, que terá dez dias de prazo para emitir um parecer.

– Votação no Senado

Se, por maioria simples (41 dos 81 senadores), o Senado referendar o pedido, a presidente é afastada de suas funções por 180 dias. O vice, Michel Temer (PMDB), assume interinamente.

– Julgamento

Ainda no Senado, são apresentadas acusação e defesa, sob o comando do presidente do STF, Ricardo Lewandowski. Para afastar Dilma definitivamente da presidência, são necessários 54 votos de um total de 81 senadores.

– Condenação

Se condenada, Dilma perde o mandato e fica inelegível por oito anos. Temer assume definitivamente para terminar o mandato para o qual a chapa foi eleita.

Relacionadas

Homem morre após ser atingido por tiro na cabeça em MT

Um homem identificado como José Valdir de Lima, 46 anos, morreu após ser atingido por um tiro na cabeça enquanto dirigia uma caminhonete, nesta...

Polícia Civil apura conduta racista de torcedor contra árbitro em partida no estádio do Dutrinha

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Torcedor, instaurou nesta segunda-feira (22), procedimento investigatório para apurar a prática de crime de racismo durante...

Dino quer que Lula, Pacheco e Lira falem sobre suposto uso indevido do orçamento secreto

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco...

‘Paciente’ é preso após ameaçar furar coordenador da UPA

Um homem de 29 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) após ameaçar o coordenador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nesta sexta-feira (19),...

Comissão do Senado aprova redução de IR a taxistas e motoristas por aplicativo

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei que traz redução no imposto de renda a...

Motociclista fica ferido ao tentar passar em ‘corredor’ de veículos

Um jovem de 26 anos ficou ferido após um acidente envolvendo três veículos, na noite deste sábado (20), no cruzamento da avenida Bandeirantes com...

Polícia Militar prende membro de facção criminosa com duas pistolas e 522 munições

Um homem de 22 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar por porte ilegal de arma e tráfico de drogas, na noite da...

Mãe e filho responsáveis por homicídios de idosos em Peixoto de Azevedo são presos pela Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Peixoto de Azevedo, cumpriu na tarde desta terça-feira (23), os mandados de prisão preventiva contra mãe...

Motorista fica preso às ferragens após bater caminhão-baú na traseira de carreta na BR-364

O motorista de um caminhão-baú ficou preso às ferragens após atingiu a traseira de uma carreta na BR-364 nesta segunda-feira (22), em Pedra Preta-MT....

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas