Projeto um fio de Amor 01 - Foto : Varlei Cordova / AGORA MT
Paulista realizando o corte no cabelo de dona Lindaura – Foto : Varlei Cordova / AGORA MT

Um “salão de beleza” foi montado nesta segunda-feira (11) na Casa do Adolescente, no bairro Nova Aurora, em Rondonópolis (MT), o serviço que é gratuito é feito para quem quer doar cabelos para pessoas com câncer. A ação faz parte do projeto ‘Um fio de Amor’ que é uma iniciativa do Rotary Club do Cerrado e da Igreja Presbiteriana.

Meninas doarao o cabelo para o projeto um fio de amor - Foto : Varlei Cordova / AGORA MT
Irmãs doaram o cabelo para o projeto um fio de amor – Foto : Varlei Cordova / AGORA MT

Toda a doação será destinada para a confecção de perucas. Além disto o projeto ainda doa para os pacientes, lenços e chapéus. As irmãs, Emilly, 9 anos e Adriana, 7 anos, contaram a nossa reportagem que fizeram a doação para poder ajudar as crianças com câncer. “Eu pensei o meu cabelo cresce rápido e o daquelas crianças vão demorar ou talvez, nem cresçam mais,” disse Emily.

Elas doaram cerca de 20 e 30 centímetros do cabelo. De acordo com a coordenador da Casa do Adolescente, Rosângela Duarte, a ideia de realizar a ação no local ocorreu após descobrir que umas das colaboradoras da instituição estava fazendo o tratamento contra um linfoma.

Leia também:  Inscrições para a 3ª Feciti encerram-se na próxima segunda-feira (31)

“Nós temos uma colaboradora há mais de sete anos, que sempre ajudou a casa. Com a causa dela vimos uma forma de retribuir a ela e a também a sociedade. Passamos a ideia para as assistidas e para as mães que aceitaram a proposta,” destacou a coordenadora.

Nide Longue - Foto : Varlei Cordova / AGORA MT
A colaboradora Nide Longhe realiza tratamento desde setembro 2015 – Foto : Varlei Cordova / AGORA MT

A colaboradora da Casa do Adolescente é Nide Longhe, ela conta que foi diagnosticada com o linfoma em setembro de 2015. Para ela, esta ação é um incentivo para as pessoas que fazem o tratamento e passam por quimioterapia. “É bacana uma atitude desta, porque é um trauma quando você perde o cabelo. Você vê pessoas fazendo a quimioterapia que não tem condições de comprar um lenço bonito, ou uma peruca, mas quando chega as doações, as vozinhas todas ficam felizes” destacou Longhe.

Leia também:  Autora de livros reúne técnicas e dinâmicas em palestra na cidade

O tempo de duração do corte de cabelo é de aproximadamente 20 minutos, segundo informou o cabeleireiro “Paulista”. Ele conta que sempre teve vontade ajudar, contudo não sabia qual atitude tomar. “Faz tempo que eu tinha vontade de fazer algo desse jeito, sozinho você não sabe qual rumo tomar e eu não encontrava uma parceria. A Rose me falou do projeto e eu abracei,” destacou Paulista.

O pastor Adilson Antônio, da igreja Presbiteriana, conta que a ideia partiu do Dr. José Spilla Neto, que era muito procurado por pessoas que queriam fazer a doação do cabelo.

“Com o projeto ‘Um fio de Amor’ idealizado pelo Rotary Cerrado, era preciso que alguém assumisse essa responsabilidade, e a Igreja Presbiteriana da Cidade Salmen abraçou a causa, hoje nós fazemos a coleta do cabelo, entramos em contato com as pessoas para fazer as doações,” contou o pastor.

OS cabelos são enviados para uma ONG em Curitiba, “Atitude na cabeça”, que confecciona as perucas e encaminha para Rondonópolis. As perucas são doados para pacientes que fazem tratamentos na Santa Casa. Além das perucas e lenços, ainda são doados próteses de mamas e almofadas para mulher que tiveram que retirar o seio.

Leia também:  Crise na UFMT pode dificultar autonomia do campus local

Desde a criação do projeto, em 1º de dezembro de 2015, foram feitas mais de 500 doações. Apesar deste número, o pastor explica que são necessárias muitas doações para montar uma peruca. “São necessárias em média 350 gramas, o cabelo de uma criança, por exemplo, tem de 20 a 25 gramas,” explicou o pastor.

Para os interessados em doar, ele explica que existem dois pontos fixos em Rondonópolis, na Igreja Presbiteriana e em uma loja especializada na venda de colchoes, localizada na Vila Aurora. Mais informações pelo telefone : (66) 9924-1964 ou 9901-2776.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.