Agora MT Política Projeto estabelece série de medidas para evitar corrupção em empresas públicas
POLíTICA

Projeto estabelece série de medidas para evitar corrupção em empresas públicas

Da redação com Agência Câmara Notícias
VIA

Projeto em análise na Câmara dos Deputados (PL 4083/15) estabelece uma série de medidas para barrar a corrupção em empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União. Entre elas, está a obrigação de nomear diretores da empresa com base na experiência profissional, sem interferência política.

O projeto foi proposto pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que investigou esquemas de corrupção envolvendo a empresa entre 2005 a 2015. A matéria consta em relatório da comissão aprovado em outubro do ano passado.

A Constituição já prevê normas gerais para a organização das empresas, mas deixa os pontos específicos para serem tratados em lei específica. Na ausência dessa legislação, cada estatal segue hoje seus próprios regulamentos.

O texto determina que o cargo de diretor seja ocupado por profissional com, no mínimo, 25 anos de empresa, sendo 10 anos em funções de gerência. O mandato terá duração de três anos, prorrogável uma única vez por mais dois anos.

A proposta também exige que o diretor preste contas anuais da sua gestão, as quais devem ser apreciadas pela presidência da estatal e pelo comitê de auditoria.

Denúncias
A apuração de denúncias que recaírem sobre presidente, vice-presidente e diretores da empresa caberá aos auditores internos da empresa. Segundo o texto, esse processo deve seguir regras que protejam a investigação de interferências ou pressões internas.

Nos casos de corrupção envolvendo diretores, e desde que haja fortes evidências, a denúncia deve ser encaminhada à polícia.

Se feita por pessoa identificada, o denunciado fica impedido de praticar qualquer ato relacionado à denúncia, devendo indicar outro profissional para fazê-lo. Se a denúncia for anônima, caberá ao conselho diretor decidir sobre a continuidade da participação do denunciado no tema que motivou a denúncia.

Riscos
De acordo com o texto, as empresas públicas devem adotar perfil conservador em suas aplicações financeiras, como forma de evitar operações de alto risco.

Para operar no mercado, essas firmas devem constituir patrimônio de, no mínimo, 8% do valor de suas aplicações financeiras (títulos, CDBs, ações). Esse limite foi recomendado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) – uma espécie de banco central dos bancos centrais.

No Brasil, a recomendação do BIS foi implementada por meio de resolução do Bacen que introduziu a exigência de capital mínimo para os bancos em razão do índice de risco de sua carteira de ativos.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 622/11, que institui o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias. As propostas terão parecer das comissões de Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após, serão analisadas pelo Plenário da Câmara.

Relacionadas

Audiência Pública será realizada na próxima segunda (1º) para conscientizar pessoas idosas sobre fraudes

A Câmara Municipal de Rondonópolis irá realizar na próxima segunda-feira (1º), às 19h, uma Audiência Pública para discutir sobre denúncias de fraudes nos empréstimos...

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo ensino médio

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (20) o texto-base do projeto de lei que redefine a Política Nacional do Ensino Médio no Brasil....

PL realiza ato de filiação em Rondonópolis e reúne apoiadores

O Partido Liberal (PL) realizou na última sexta-feira (22) um ato de filiação em Rondonópolis e reuniu apoiadores para a adesão de novos nomes...

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

A Polícia Federal concluiu o inquérito para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas