O vereador Thiago Silva (PMDB) apresentou, na Câmara Municipal, um projeto de Lei que institui na rede municipal de ensino (na grade curricular da 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental) a disciplina de Empreendedorismo.

“A inclusão do empreendedorismo na grade curricular de ensino das escolas municipais tem como objetivo inserir os alunos em uma cultura empreendedora, a partir do conceito de sustentabilidade e crescimento. A ideia é torná-los críticos e preparados para a descoberta de vocações, com criatividade e técnicas motivacionais que auxiliem no desenvolvimento de capacidades e habilidades individuais”, justifica o peemedebista, acrescentando que é cada vez maior o número de escolas brasileiras que ensinam seus alunos a sobreviverem no mundo capitalista, oferecendo atividades curriculares voltadas à formação de empreendedores.

Leia também:  Taques trabalha aproximação a Jayme

Pela proposta, a disciplina será ministrada preferencialmente por professor qualificado com formação em ensino superior completo que demonstrar conhecimento técnico na área, após avaliação da Secretaria Municipal de Educação, decorrente de processo seletivo ou concurso público. Competirá à Pasta a coordenação e orientação pedagógica ao seu desenvolvimento.

Thiago Silva considera que a oferta desse aprendizado, impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa capacitará os estudantes para a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e construção de um projeto de vida. Nesse contexto, serão ministradas noções de conhecimentos em educação financeira, economia familiar e planejamento de carreira.

“A redação do artigo 2º da Lei Federal nº 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, não deixa dúvidas sobre a necessidade de oferecer ao aluno mais do que o conhecimento curricular. A finalidade maior é garantir o pleno desenvolvimento do educando, capacitando-o para torná-lo um cidadão participativo e preparado para atuar no competitivo mercado de trabalho”, defendeu o autor da proposta.

Leia também:  Sebastião Rezende entrega minuta de decreto para ajudar comunidades terapêuticas
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.