Agora MT Política PSB aumenta de 1 para 15 prefeitos e projeta disputar em 50%...
POLíTICA

PSB aumenta de 1 para 15 prefeitos e projeta disputar em 50% de MT

Da assessoria
VIA

Presidente estadual do PSB, deputado federal Fabio Garcia - Foto: reprodução
Presidente estadual do PSB, deputado federal Fabio Garcia – Foto: reprodução

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) passou de um para 15 prefeitos em Mato Grosso, após a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para a mudança de partido sem a perda de mandato aos detentores de cargos majoritários. O partido projeta lançar candidaturas a prefeito em 50% dos municípios do Estado.

Os prefeitos, governadores e senadores que integram os cargos majoritários, precisam estar filiados em um partido até seis meses antes da eleição. Esse prazo para quem disputará o pleito em 2 de outubro deste ano, encerrou no início deste mês.

“Estamos muito felizes com o crescimento do PSB em todo o Estado. O partido, que tinha um prefeito quando assumimos a legenda, hoje conta com 14 prefeitos e passará a ter 15. Com muito trabalho, diálogo e respeito às pessoas, nos somamos a lideranças importantes do Estado. O que mais nos deixou contentes foi termos conseguido crescer com qualidade”, afirmou o presidente estadual do PSB, deputado federal Fabio Garcia.

Entre os novos filiados ao PSB, estão prefeitos de duas cidades-polo do Estado: Otaviano Pivetta, de Lucas do Rio Verde, que deixou o PDT, e Dilceu Rossato, de Sorriso, que saiu do PR. Outra cidade polo administrada pelo partido é Cuiabá, sob a gestão de Mauro Mendes.

Já a projeção de passar de 14 para 15 prefeitos ocorre em função da Câmara Municipal de Colniza ter cassado na terça-feira, o mandato do prefeito João Assis Raupp (PMDB). O vice Esvandir Antônio Mendes, que trocou o PR pelo PSB recentemente, assumirá o comando da prefeitura.

O partido planeja lançar candidaturas a prefeito em mais de 50% dos municípios mato-grossenses. “Contamos com quase 80 pré-candidatos a prefeito e o partido se fortaleceu muito neste ano, devido ao trabalho de toda a executiva da sigla partidária, dos deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores”, argumentou o presidente do PSB.

O PSB de Mato Grosso tem dois deputados federais (Fabio Garcia e Adilton Sachetti), passou de três para quatro deputados estaduais com a adesão de Mauro Savi no período de janela partidária (Eduardo Botelho, Oscar Bezerra, Max Russi e Mauro Savi), além de contar com o prefeito de Cuiabá (Mauro Mendes).

Se filiaram ao PSB os prefeitos de Acorizal – Arcílio Jesus da Cruz (Chindo) (ex-PSD); Campo Verde – Fábio Schroeter (ex-PTB); Curvelândia – Eli Sanches Romão (ex-PR); Dom Aquino – Josair Jeremias Lopes (ex-PSD); General Carneiro – Magali Amorim Vilela de Moraes (ex-PSD); Guarantã do Norte – Sandra Martins (ex-DEM); Jauru – Enércia Monteiro dos Santos (ex-PT); Lucas do Rio Verde – Otaviano Pivetta (ex-PDT); Santa Cruz do Xingú – Marcos de Sá Fernandes da Silva (ex-PROS); São José do Rio Claro – Natanael Casavechia (ex-DEM); Sorriso – Dilceu Rossato (ex-PR); Torixoréu – Odoni Mesquita Coelho (ex-PSD) e Vila Rica – Luciano Marcos Alencar (ex-DEM).

São cinco os vice-prefeitos do PSB: Valdiney Teodoro, de Diamantino; Gean Carlos Alves, de Glória D´Oeste; Leila Mello, de Nossa Senhora do Livramento; Valmir Farias, de Pontal do Araguaia e Gezy Mario Bispo Ramos, de Santo Afonso.

Relacionadas

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

Audiência Pública será realizada na próxima segunda (1º) para conscientizar pessoas idosas sobre fraudes

A Câmara Municipal de Rondonópolis irá realizar na próxima segunda-feira (1º), às 19h, uma Audiência Pública para discutir sobre denúncias de fraudes nos empréstimos...

Bolsonaro vai à Justiça contra Lula após declarações sobre móveis do Palácio da Alvorada

O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentaram ao Juizado Especial Cível do Distrito Federal um pedido de indenização contra o presidente...

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo ensino médio

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (20) o texto-base do projeto de lei que redefine a Política Nacional do Ensino Médio no Brasil....

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas