Evento será realizado ao longo de todo mês em Mato Grosso - Foto por: Jana Pessôa/Setas-MT
Evento será realizado ao longo de todo mês em Mato Grosso – Foto por: Jana Pessôa/Setas-MT

O Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), lança na segunda-feira (09.05) a Campanha Estadual de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, realizado com apoio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) será realizado às 08h, no Hotel Delcas, em Cuiabá.

A ação é realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Contra Crianças e Adolescentes, datado em 18 de maio. Na programação da campanha, constam as “Ações Integradas de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual de Crianças” e Oficina Nacional de Pactuação e Revisão do Plano de Enfrentamento.

A presidente do Cedca, Annelyse Cândido, considera a ação uma das grandes frentes de atuação na coibição de crimes e violências contra o público jovem. “Precisamos nos atualizar e debater juntos os mecanismos para tentar coibir qualquer tipo de agressão contra nossas crianças. Durante a campanha, nos nortearemos e teremos ideias para tratar melhor a temática”, disse.

Leia também:  Politec realiza programa de capacitação de estagiários nesta sexta-feira

Ao longo da segunda-feira (09), será apresentado aos participantes o panorama da violência sexual contra crianças e adolescentes em Mato Grosso. Será tratada também a estratégia de mobilização do sistema de garantia de direitos para implementação do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, entre outros assuntos.

“Precisamos garantir a melhoria da qualidade de vida da criança. E para isso ser feito, é preciso agir com precisão na articulação de políticas públicas e ações que inibam e combatam a exploração e violência contra esse público. Essa temática é uma das nossas prioridades na Setas”, disse o titular da Setas, Valdiney de Arruda.

Programação

A programação da campanha, será realizada ao longo de todo mês. Na terça-feira (10.05), os moradores de Cáceres poderão participar de uma roda de conversa com professores de escolas municipais. Na sexta-feira (13.05), é a vez de Sinop receber a ação, por meio de uma audiência pública que debaterá o tema violência contra criança e adolescente.

Leia também:  141 municípios de MT receberam R$ 559 milhões do Fethab

No dia 17.05, Cuiabá receberá uma blitz educativa dos Conselhos Tutelares e no dia 18, será realizada uma caminhada de mobilização, das 08h30 às 10h. O ponto de saída será a Praça Ipiranga e a chegada, está marcada para acontecer na Praça Alencastro. No mesmo dia, haverá ainda uma caminhada da Rede de Proteção Pessoas em Situação de Violência, no parque Tia Nair.

Dia 19.05, Poconé receberá as ações da Campanha Estadual de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, com diversas atividades. Dia 23, será realizada audiência pública e capacitação de conselheiros de Direitos e Tutelares do Vale do Rio Araguaia, em São Félix do Araguaia.

Leia também:  Detran iniciou primeira turma de Pilotagem Segura a motociclistas na Capital

Dia 24, Várzea Grande receberá uma audiência pública e dia 30 de maio, será a vez de Alta Floresta faz parte da programação. Por fim, dia 31 de maio, será concretizado o Encontro Estadual Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, no Fórum da Capital

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.