Garrafas de vinhos importados - Foto : Varlei Cordova / AGORA MT
As garrafas de vinho devem ser armazenadas deitadas – Foto : Varlei Cordova / AGORA MT

Dias frios pedem vinhos encorpados e com as temperaturas mais amenas em Rondonópolis, o consumo da bebida, em especial, o tinto tem aumentado. Segundo o sócio proprietário de uma adega na cidade, Anderson Orsi, as vendas da bebida aumentaram em até %50 nestes dias frios.

Ele explica que os melhores vinhos que vão agradar os clientes são os mais leves e encorpados. “O que varia é como ele foi feito, se a safra é boa, os melhores chamamos de ‘vinhos de guarda’ são aqueles que ficaram armazenados em barris entre seis a 24 meses,” explica Orsi.

Anderson Orse - Foto : Varlei Cordova / AGORA MT
O sócio proprietário Anderson Orsi – Foto : Varlei Cordova / AGORA MT

Apesar do tinto ser o mais procurado, Orsi explica que o branco também é uma boa sugestão. “O vinho branco deve ser consumido a uma temperatura de 8ºC, já o tinto entre 12 a 18ºC,” sugere o proprietário.

Leia também:  O que é obstrução urológica, problema que atingiu Michel Temer

Quanto as taças para cada vinho, ele explica que o tinto deve ser servidos em taças grandes “para que tenha mais contato do vinho com o ar, o que permite maior oxigenação, melhorando a sensação olfativa e gustativa.

Já o vinho branco deve ser servido em taças menores. “Para que não esquente porque deve ser tomada em uma temperatura mais baixa,” contou Orsi.

Garafa de vinho e copos - Foto : Varlei Cordova / AGORA MT
Garrafas de vinhos branco e tinto, respectivamente – Foto : Varlei Cordova / AGORA MT

As garrafas devem ficar deitadas em contato com a rolha, armazenadas em local com pouca luminosidade e que a temperatura não oscile muito, em uma faixa de 25º C. Na adega de Orsi são encontrados vinhos de variados preços, ele conta que os ‘vinhos de guarda’ são vendidos acima de R$ 150.

Leia também:  Os mitos e verdades sobre alergia respiratória
Thyago Duarte escolhendo vinho - Foto : Varlei Cordova / AGORA MT
Thyago Duarte escolhendo vinho – Foto : Varlei Cordova / AGORA MT

O arquiteto Thyago Duarte conta que consome vinho especialmente em dias frios e que a quantidade varia conforme a ocasião. “Eu prefiro beber um vinho tinto suave, a quantidade depende, em ocasiões como em churrasco bebe-se mais, já em situações que estou e minha esposa o consumo é menor,” contou.

Benefícios

De acordo com o Anderson, a média de teor calórico do vinho branco é de 13% e do tinto 14%. Para garantir os possíveis benefícios associados a bebida é preciso estar atento ao consumo.

Segundo especialistas, a bebida tomada de forma moderada garante sensação de bem-estar, ajuda na perda de peso, potencializa o cérebro, combate o cansaço, reduz o colesterol, além de ser excelente para a saúde cardíaca.

Leia também:  Veja 16 mudanças no quarto para dormir mais e melhor

A sugestão é consumir de um a dois copos de vinhos de 125 por dia.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.