Batata doce - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Batata doce – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

Você já ouviu falar que a batata doce é a ‘queridinha’ dos atletas e ainda não sabe os benefícios que esse tubérculo traz a saúde, damos uma dica para você, adicione este alimento ao seu cardápio. A batata doce, além de ser uma ótima aliada para o emagrecimento, ainda ajuda a diminuir os índices de glicose e colesterol no organismo.

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A nutricionista Talitta Reis – Foto: Agora mt

A nossa nutricionista, Talitta Reis, explica que este tubérculo caiu no gosto de pessoas adeptas ao esporte.  “É um alimento muito utilizado por praticantes de atividade física pois possui baixo índice glicêmico, ou seja seu açúcar entra de forma lenta na corrente sanguínea, proporcionando energia para toda a atividade física,” disse a profissional.

A especialista ainda enumera os nutrientes presentes na batata doce. “Possui fibra, vitamina A que é imunomoduladora, vitamina B, magnésio, fósforo, cálcio, potássio, reduz o colesterol, possui amido resistente que serve como alimento para nossas bactérias boas,” explica.

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O tubérculo ainda é recomendado para pessoas com diabetes. “A batata doce pode ser consumida por pessoas que possuem diabetes e também por quem deseja emagrecer exatamente por esse motivo, como seu açúcar entra de forma lenta na corrente sanguínea, o alimento não produz picos de insulina, que em excesso estimula o organismo a estocar gordura”, informa a nutricionista.

Se você mesmo ainda assim opta pela batata inglesa ao invés da doce, a nutricionista explica que a 2ª tem um ponto a favor. “A batata inglesa possui alto índice glicêmico, seu carboidrato se transforma em açúcar muito rapidamente em nosso organismo, gerando assim um pico glicêmico e de insulina, e em excesso não é interessante em excesso para diabéticos, nem para quem deseja emagrecer”, explica.

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A melhor forma de consumo da batata doce é cozida ou assada e de preferência com a casca para evitar a perda de nutrientes.

Para você aproveitar as dicas da nossa nutricionista, ela separou algumas receitas para você.

Receita coxinha de batata doce

• 100g de batata doce cozida
• 120g de peito de frango cozido
• 1 clara de ovo
• 1 colher de farinha saudável: aveia ou farelo de trigo
• Farelo de trigo para empanar o salgado.

Preparo

• Coloque no processador ou liquidificador a batata, clara de ovo, frango e +/- 2 colheres de água do cozimento do frango,
• Adicione uma pitadinha de sal e um fio de azeite, após processar adicione a farinha e misture bem.
• Deixe 10 minutinhos na geladeira em saquinho plástico para facilitar a moldagem.

Recheio

Prepare um refogado de peito de frango desfiado.

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• Cozinhe em panela de pressão o peito, desfie e refogue: doure alho e cebola em azeite, acrescente o frango desfiado, após acrescente tomatinhos bem picadinhos, salsinha, sal, pimenta do reino e páprica picante ou doce.
• Também pode acrescentar requeijão ou creme de tofu ou ricota light para ficar mais cremoso.
• Pré-aqueça o forno, use uma forma untada ou forma de silicone, molde a massa a seu gosto e recheie com o frango desfiado, também fica ótimo com queijo magro como: minas de búfala e um pouquinho de requeijão light.
• Passe o salgado no farelo de aveia para empana-lo, se preferir pincele gema de ovo por cima do salgado e depois passe no farelo.
• Leve ao forno entre 180 a 200 graus por +/- 20 minutos.

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