A fruta é sua aliada na hora de emagrecer | Foto: shutterstock
A fruta é sua aliada na hora de emagrecer | Foto: shutterstock

Aos 102 kg, Erika Santana, 18 anos, foi confundida como mãe de sua irmã sete anos mais nova por uma vendedora. A atendente ainda recomendou que a estudante procurasse peças na seção de idosos, pois nada por ali teria o seu tamanho. O episódio foi o estopim para a moça mudar radicalmente seus hábitos alimentares. Nessa virada, descobriu os poderes do limão com água gelada e tornou essa dupla a sua grande arma contra o sobrepeso. A fruta é termogênica, acelera o metabolismo, aumenta a saciedade, desincha, faz o intestino funcionar melhor e ainda limpa o organismo. Resumindo, ajuda a secar! Além de adotar a bebida de limão, Erika passou a seguir um cardápio especial e se exercitar. Em dez meses, secou 32 kg. Gostou da ideia? A seguir, os detalhes de como você pode colocar esse plano em prática também.

Os 6 poderes da água de limão!
Apenas acrescentar rodelas de limão na sua garrafa de água gelada parece uma medida bem simples. E é mesmo! Mas esse hábito pode fazer toda a diferença na luta contra o excesso de peso! A nutricionista Luana Stoduto destaca os benefícios da água de limão na luta contra a obesidade:

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1- Possui ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo e gasta mais caloria. “O limão possui substâncias termogênicas e a água gelada, ao entrar em contato com o organismo, precisa ficar na temperatura ambiente. Assim, o corpo gasta energia para que ela alcance a temperatura desejada”, explica a nutricionista Luana Stoduto.

2- Por ser rica em fibras, a fruta ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

3- O limão tem ação diurética e, quando combinado com a água, contribui para diminuir o inchaço do corpo.

4- Por conter uma fibra solúvel chamada pectina, a fruta, aliada à ingestão de água, faz com que o intestino funcione melhor. Isso, consequentemente, favorece a perda de peso.

5- A pectina presente no limão também absorve a gordura em excesso no organismo e a elimina por meio das fezes, de acordo com a especialista.

6- Tem poder desintoxicante, auxiliando a eliminação de impurezas do organismo. Muitas dessas toxinas prejudicam a perda de peso.

As dicas da nutricionista
■ Acerte a dose: segundo a especialista, 1 litro é a quantidade mínima diária para dar bons resultados. A máxima permitida
é de 2 litros e meio.

■ Quando tomar: você pode ingerir a água de limão durante o dia todo, inclusive junto com as refeições, o que ajuda na absorção de ferro. “É na casca do limão que está a maior quantidade de vitamina C. Por isso, utilize a fruta inteira, com a casca e tudo”, recomenda Luana.

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■ Na hora do preparo: deixe as rodelas curtindo na água por, pelo menos, 30 minutos. Assim, as propriedades da fruta passarão para ela.

■ Atenção: pessoas com gastrite ou úlcera gástrica devem evitar o consumo de água de limão.

Outras táticas de Erika
■ Muito líquido: Erika, que não tomava água, passou a ingerir 3 litros por dia. Por isso começou a fazer a água de limão. “É só cortar a fruta inteira em rodelas, com casca, e deixar curtindo em 1 litro de água. Durante o dia, encho uma garrafa com água pura e outra com minha água saborizada e vou variando para não enjoar”, revela.

■ Exercícios: ela também passou a fazer atividade física com regularidade: pulava corda todos os dias, subia e descia escadas e começou a fazer aulas de zumba pela internet.

■ Truques: algumas medidas foram importantes: comer a cada duas horas, mascar chiclete sem açúcar para controlar a ansiedade, incluir fibras e sementes como aveia, chia e linhaça na dieta e apostar no iogurte desnatado.

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Cardápio
Desjejum
• Suco de 1 limão espremido em 250 ml de água gelada sem açúcar

Café da manhã
• 50 g de qualquer raiz (batata-doce, mandioca, aipim etc.) ou 2 fatias de pão integral • 2 ovos cozidos • 150 g de frutas • 200 ml de café preto com adoçante

Lanche da manhã
• 250 ml de iogurte natural caseiro desnatado • 1 col. (sopa) de chia

Almoço
• 200 g de peito de frango grelhado
• Salada de legumes
e folhas à vontade
• 2 col. (sopa) de arroz integral • 2 colheres (sopa) de feijão

Lanche da tarde
• 100 g de mix de cereais (castanha, uva-passa, nozes, amendoim etc.)

Jantar
• Salada de folhas à vontade • 200 g de carne patinho ou frango ou peixe grelhado

Ceia
• 200 ml de iogurte natural caseiro desnatado

Durante todo o dia, beba 2 litros de água pura + 1 litro de água de limão.

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