O projeto visa mais segurança nas escolas - Foto: assessoria
O projeto visa mais segurança nas escolas – Foto: assessoria

O 4º Comando Regional da Polícia Militar de Rondonópolis (MT) reativou o projeto ‘Ronda Escolar’ com policiamento específico, palestras e interação dos policiais com alunos, professores e diretores de 55 escolas públicas estaduais e municipais.

Das 14 motocicletas destinadas recentemente à segurança na região de Rondonópolis, agora duas servem exclusivamente ao policiamento preventivo e repressivo do entorno das escolas.

Projeto na Escola - Foto: assessoria
Projeto na Escola – Foto: assessoria

Além da prevenção e repressão da violência que vem de fora para dentro das escolas, os policiais também são chamados a conversar com alunos em situação vulnerável, indisciplinados ou que apresentam desvio de comportamento.

Atendendo solicitação dos diretores e professores, o ‘Ronda Escolar’ promove encontros para falar de violência, família, bullying, direitos e deveres, entre outros. A coordenadora do projeto, tenente Bruna Karen Rodrigues Porto, explica que essas abordagens são em forma de palestras ou mesmo bate-papos, sempre com uma linguagem de fácil compreensão pelos alunos.

Leia também:  Mais uma edição da operação "Bairro Seguro" é lançada em Rondonópolis

Seja na sala de sala ou pátio recreativo, com grandes ou pequenos grupos, ou mesmo individualmente, os policiais conversam com as crianças e os adolescentes. Os encontros são marcados pela curiosidade e a alegria. O cabo Nelson de Castro Alves diz que é um trabalho gratificante que o faz sentir-se realizado.

De acordo com ele, além de se interessar pelas palestras, os estudantes estão sempre em busca de respostas às suas próprias dúvidas. Segundo o cabo Nelson, chama a atenção o número de crianças que querem saber sobre tornozeleira eletrônica. Alguns, dizem, porque têm pessoas na família que usam o equipamento. Outros, por terem a curiosidade aguçada por reportagens veiculadas na mídia.

O diretor da Escola Estadual Amélia Oliveira Silva, no Parque Universitário, professor Valdo Willian dos Santos, avalia a reativação do projeto com uma das mais importantes medidas de Segurança Pública em Rondonópolis.

Leia também:  Carro é recuperado e vítima morre com tiro na nuca em Rondonópolis

“Os policiais são corteses e realmente estão preparados para lidar com jovens. Muito bom mesmo o serviço oferecido à escola”, avalia. A unidade escolar que o professor Valdo dirige tem 900 alunos (do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio).

Crianças beneficiadas pelo projeto - Foto: assessoria
Crianças beneficiadas pelo projeto – Foto: assessoria

Diretora da Escola Odorico Leocádio da Rosa, a professora Cilene Moreira dos Santos relata que desde que as rondas escolares foram retomadas praticamente não há registros de furtos de celulares e outras situações de violência envolvendo estudantes dentro e nas proximidades da escola.

“Esse trabalho é fundamental e vem sendo extremamente positivo”, avalia. Na Escola Odorico, que tem 950 alunos matriculados, os policiais ensinam os estudantes a não andar sozinhos, não exibir celular no percurso entre a casa e a escola, entre outras questões.

Leia também:  Obra de reforma é lançada na Escola CPAC São José

O 4º Comando Regional de Rondonópolis é comandando pelo tenente-coronel Maurício Monteiro Domingues. No projeto ‘Ronda Escolar’ atuam a tenente Bruna, cabos Nelson, Felipe, João, Lucivaldo e soldado Gustavo.

Motocicletas

Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), adquiriu 174 motocicletas. Os 15 comandos regionais da Polícia Militar receberam os novos veículos: Cuiabá ficou com 40, Várzea Grande 21, Sinop 12, Rondonópolis 14, Primavera do Leste nove, Barra do Garças, Cáceres e Juína com oito cada cidade, Tangará da Serra, Água Boa, Pontes e Lacerda e Nova Mutum cada cidade com seis, Alta Floresta quatro, Vila Rica dois e Peixoto de Azevedo quatro. Além de 20 motos para as unidades das Forças especializadas – Bope, Rotam, Trânsito e Polícia Ambiental.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.