TRT lança app- Foto: assessoria
TRT lança app- Foto: assessoria

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso conta, a partir de agora, com uma nova ferramenta para incentivar a conciliação e dar celeridade aos processos. Trata-se do aplicativo ‘Quero Conciliar’, que vai possibilitar que qualquer cidadão ou empresa que tenha processos tramitando nas varas ou mesmo no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), possa fazer uma proposta de acordo pela internet a qualquer hora e lugar.

A ferramenta, lançada nessa segunda-feira (9) no saguão do Fórum Trabalhista de Cuiabá, está disponível para advogados e partes no portal do TRT no banner ‘Quero Conciliar’, à direita do site. O aplicativo é uma iniciativa do TRT de Mato Grosso como parte da programação da Semana Nacional de Conciliação, que será realizada entre os dias 13 a 17 de junho em todo o país.

Leia também:  Para cobrar melhorias na infraestrutura de penitenciária detentos fazem greve de fome

O lançamento do aplicativo ‘Quero Conciliar’ busca harmonizar as relações trabalhistas de forma célere e eficaz, conforme a presidente do TRT/MT, desembargadora Beatriz Theodoro. “Com o lançamento do aplicativo desejamos prestigiar a vocação da Justiça do Trabalho de buscar a conciliação das demandas trabalhistas, mas também de conferir aos jurisdicionados o protagonismo na composição de seus conflitos de interesse”, afirmou.

O juiz auxiliar da Presidência, Plínio Podolan, também destacou a intenção do novo sistema de desburocratizar os processos de conciliação por meio de um aplicativo simples que pode ser acessado a qualquer hora e lugar. Para utilizá-lo, basta acessar o site do TRT, clicar no banner “Quero Conciliar” e informar o nome completo, número do processo e qual a proposta de conciliação. O pedido será encaminhado à vara do trabalho onde está o processo. O juiz analisa a proposta e entra em contato com as duas partes.

Leia também:  MPE denuncia estudante por homicídio triplamente qualificado e requer manutenção de prisão

A coordenadora de Apoio à Execução e Solução de Conflitos do Tribunal, juíza Karine Bessegato, ressaltou que o aplicativo permite que, caso haja interesse em conciliar em cinco ou mais processos em face da mesma empresa, o pedido pode ser encaminhado diretamente para a Coordenadoria Judiciária (antigo Núcleo de Conciliação), que ficará responsável por gerenciar esses grandes acordos.

Os advogados comemoraram a nova ferramenta. Segundo o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Mato Grosso (Aatramat), Leonardo Bressane, a iniciativa vem ao encontro da necessidade de fomentar os acordos. “O TRT sai na frente colocando à disposição da sociedade essa ferramenta. Importante lembrar que a conciliação eéprincípio da Justiça do Trabalho”, afirmou.

Leia também:  Rico e Lázaro | Joana fica chocada ao saber que Zac chantageou Matias

Também participaram do evento advogados e representantes da Defensoria Pública de Mato Grosso, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.