botasUtilizar o método errado de limpeza pode danificar permanentemente sua bota, por isso precisamos ser cuidadosas na hora de deixá-las limpinhas. O que vai determinar como você deve limpá-la é, basicamente, o material em que ela foi produzida. Veja como limpar couro, camurça e mais:

Couro autêntico – Um paninho úmido é suficiente para limpar botas de couro, mas no caso de sujeiras mais persistentes, a dica é utilizar sabão neutro ou produtos específicos para a limpeza desse material – no caso do sabão, a limpeza pode ser feita com uma escova de cerdas macias, já no caso de um produto especifico é necessário seguir as instruções do fabricante.

Couro sintético – A limpeza do couro sintético pode ser feita com uma espoja úmida e com algumas gotinhas de detergente neutro. Feito isso, utilize um pano úmido para retirar o detergente.

Couro com textura – Texturas diferenciadas, como de cobra ou croco, podem ser limpas com um pano macio seco ou uma flanela, para retirar as sujeiras que se acumulam nas texturas.

Leia também:  Confira modelos de faixas coloridas para bebês | Moda e Beleza

Verniz – Ao limpar o couro envernizado, evite qualquer material que possa riscar a bota – como escovas. Por isso, utilize panos macios e pouco umedecidos.

Camurça e Nobuck – A melhor maneira de como limpar camurça e nobuck é com uma escova própria para esse tipo de material – a escovação é feita a seco e deve ser feita sempre na mesma direção. Caso apareça uma mancha mais insistente, use produtos específicos para isso ou peça para que uma lavanderia especializada faça a limpeza. Lembre-se que a camurça é um dos materiais que mancham com mais facilidade, portanto, passar um impermeabilizante específico e cuidar com água nesse material, podem preservar ainda mais sua bota.
Lembre-se: O solado é área de principal acumulação de resíduos e pode ser limpo com um pano molhado. Limpe-o sempre antes de guardar suas botas.

Leia também:  Confira modelos de faixas coloridas para bebês | Moda e Beleza

Quando finalizar a limpeza, deixe a bota para secar à sombra, independente do tipo de material.

Como guardar suas botas
Para botas com cano longo, é importante que elas sejam guardadas sempre com o cano esticado, para isso você pode utilizar enchimentos específicos ou mesmo improvisados, como uma garrafa pet ou papel cartão enrolado. Botas over the knee, feitas em camurça ou veludo maleáveis, podem ser armazenadas com boia espaguete cortada na medida do cano.

As botas – tanto as de cano longo quanto as de cano curto – devem ser guardadas em lugares arejados, mas para evitar que elas fiquem expostas, mantenha-as em sacos de TNT ou na própria caixa (faça furos na caixa para que o calçado possa “respirar”).

Não esqueça de guardar suas botas sempre limpas e secas!

Fique de olho nessas dicas!
* Hidrate o couro autêntico com gotinhas de óleo de amêndoas doce ou vaselina líquida em um pano úmido, quase seco. Deixe penetrar por 10 minutos e depois lustre a bota com outro pano limpo e seco. Existem também pomadas e spray específicos para esse fim;

Leia também:  Confira modelos de faixas coloridas para bebês | Moda e Beleza

* A água não é a melhor amiga do couro, por isso evite utilizar esse material em dias de chuva;

* Caso sua bota molhe, utilize papel toalha para amenizar a umidade no interior dela. Evite jornais ou revistas, pois eles podem manchar o couro, quando em contato com água;

* Se você não conseguir fazer a limpeza em casa, procure um sapateiro ou até algumas lavanderias e lojas de calçados que realizem esse procedimento.

* Sempre utilize meias limpas com a bota, para evitar que o interior do calçado fique sujo;

* Não usar o calçado dois dias seguidos não é vaidade, pelo contrário, faz bem a sua bota, que ganha um dia para o couro “respirar”;

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.