Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Conheça os riscos da dieta vegana
SAúDE E BEM-ESTAR

Conheça os riscos da dieta vegana

Da Redação com Bem Estar
VIA

Dieta vegana exclui produtos de origem animal (Foto: Rafaella Fraga/G1)
Dieta vegana exclui produtos de origem animal (Foto: Rafaella Fraga/G1)

Seja por crença, solidariedade com os animais ou modismo, não ingerir carne ou alimentos de origem animal (dieta vegana) é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos.

No Reino Unido, por exemplo, o número de pessoas que se tornam veganas aumentou 350% na última década. E isso vem alarmando alguns especialistas, sobretudo quando se adota essa dieta por puro modismo.

“Quando as pessoas se tornam veganas devido a alguma religião, tendem a saber como fazê-lo corretamente. Em outras palavras: sabem como compensar as deficiências nutricionais decorrentes da não ingestão de carne e produtos lácteos”, diz Catherine Collins, da Associação Dietética Britânica.

“Mas não temos observado isso com pessoas que se tornam veganas para ficarem parecidas com outras pessoas que veem na internet”, acrescenta.

Celebridades como a atriz americana Gwyneth Paltrow tornaram esse tipo de dieta popular. “Essas pessoas veem fotos de Gwyneth Paltrow e querem fazer a mesma coisa. Querem estar na moda, mas estão colocando em risco sua própria saúde a longo prazo”.

A dieta vegana exclui qualquer alimentos de origem animal, como carne, peixe, leite, queijo, ovos e mel.

Há veganos ainda mais ortodoxos que não cozinham verduras. Eles seguem uma dieta conhecida como crudiveganismo.

Eliminar CGU enfraquece combate à corrupção, diz ex- ministroMuitos defensores, no entanto, dizem que a dieta traz uma série de benefícios para a saúde. No entanto, especialistas em nutrição alertam para a falta de proteínas, vitaminas e nutrientes importantes.

Em entrevista à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, Jesús Román, presidente da Sociedade Espanhola de Nutrição e Ciências da Alimentação, disse que a dieta vegana “é complicada e deve ser adotada com conhecimentos suficientes”.

“Quando um grupo de alimentos é eliminado, neste caso de forma muito ampla, uma vez que são descartados todos os alimentos de origem animal, há uma série de nutrientes que são muito difíceis de se obter comendo apenas verduras”, explica.

Vitamina B-12 e proteínas
A vitamina B-12 é essencial para o desenvolvimento de glóbulos vermelhos saudáveis e pode ajudar a prevenir a anemia. O problema é que ela só é encontrada em produtos de origem animal.

“Para que possa sobreviver por muito tempo, dado que a carência da vitamina B-12 demora para se manifestar, um vegano deve ingerir suplementos dessa vitamina”.

A proteína ajuda a construir e manter saudáveis os músculos, os órgãos, a pele e os ossos.

Sena transborda e enchentes alteram cartões postais de ParisSe você ingere exclusivamente verduras e legumes, especialistas recomendam incluir na dieta determinados produtos como frutas secas, sementes, produtos à base de soja, legumes, lentinhas e grãos, de forma a obter suficiente proteína.

“A proteína é um elemento chave na dieta de uma pessoa. Para se obter proteína de qualidade em uma dieta vegana, é preciso misturar diferentes alimentos – cereais com legumes por exemplo”, explicou Román.

Ferro, cálcio e ácidos graxos Ômega-3
O ferro é vital para a energia e para o correto funcionamento dos glóbulos vermelhos. Mas, segundo o especialista, é difícil ingerir ferro suficiente em uma dieta vegetariana, já que ele é absorvido mais facilmente a partir de produtos de origem animal do que vegetal.

Assim, um vegetariano deve comer grandes porções de folhas verdes escuras, cereais integrais, feijão ou ervilha, lentilha, cereais enriquecidos e frutas secas.

Para aumentar a absorção de ferro, recomenda-se também comer alimentos ricos em vitamina C, como repolho, tomate, brócolis, morangos e limões.

Por outro lado, o cálcio é importante para manter os ossos e dentes fortes. Dessa forma, especialistas recomendam que, na eventualidade de cortarem os laticínios da dieta, os adeptos da dieta vegana usem substitutos como o leito de soja ou suco de frutas, cereais ou mesmo tofu com adição de cálcio.

Folhas verde-escuras, como brócolis e couve, também contêm cálcio, mas sozinhas não são suficientes para suprir a necessidade de cálcio do organismo.

Já os ácidos graxos ômega-3 ajudam a promover o tecido saudável, o desenvolvimento do olho e do cérebro, e a saúde cardiovascular.

Sem ovos ou peixes na dieta, a recomendação é buscar produtos enriquecidos com ácidos graxos ômega-3. Mas, segundo especialistas, talvez seja preciso ingerir um suplemento nutricional para suprir essa carência.

Román destaca ainda que o primeiro passo antes de adotar uma dieta vegana é estar saudável.

Ele também recomenda que os adeptos dessa dieta se submetam a exames de sangue regularmente para determinar se há carência de algum nutriente em especial.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas