Foto: Shutterstock
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Aparentemente, o assunto de hoje pode soar um tanto comum… Vamos falar sobre batatas. Na verdade, sobre um tipo que nem todo mundo conhece ou, se já ouviu falar, nem sempre faz ideia dos benefícios que pode trazer. Vou focar na batata yacon.

Embora seja originário da Cordilheira dos Andes, não é difícil encontrar o tubérculo por aqui – para a nossa sorte! Muito semelhante à batata-doce por fora, a yacon tem carboidratos que são absorvidos lentamente pelo organismo, o que evita que a nossa glicose vá às alturas. Já seu gosto é parecido com o do melão. Isso possibilita utilizá-la em lanchinhos, por exemplo.
Com menos calorias do que a batata inglesa – a mais usada no Brasil -, cada 100 g de yacon tem 32 kcal (a inglesa tem 51 kcal) e ajuda no controle do diabetes. Afinal, possui uma substância chamada inulina, que não é absorvida pelo nosso corpo e, conforme eu disse lá em cima, não deixa nossa glicose subir e ainda melhora o funcionamento intestinal!
Com todas essas vantagens, a batata yacon é considerada um alimento funcional. Isso quer dizer que, além de nos alimentar, ela fornece nutrientes importantes e faz muito bem para a saúde. Em feiras e supermercados, nós encontramos com frequência a batata-inglesa, a asterix e algumas outras variações. Em geral, elas são bem parecidas no que diz respeito aos nutrientes. O que acaba diferenciando uma da outra é a sua utilidade: umas são mais indicadas para cozinhar ou assar (ágata, mondial e inglesa), outras são melhores para fritar (asterix, atlantic e bintje).
Todas, porém, são compostas de carboidratos simples – ou seja, que são absorvidos rapidamente pelo organismo, elevando os níveis de glicose e nos deixando com fome mais rápido…
Por isso, as batatas doce e yacon são mais recomendadas e muito mais saudáveis. A yacon tem ainda um “segredinho” que a faz disparar na preferência dos nutricionistas: pode ser consumida crua (veja receitas na internet). Ou seja, além de ser uma opção de refeição rápida e que dá aquela segurada na fome, facilita nosso dia a dia! Ainda não experimentou esse alimento supersaudável? Então, acrescente na lista da sua próxima compra e inclua na rotina alimentar a partir de hoje! Depois, me conte se gostou, certo?
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