Wandrelei José dos Reis - Foto: Ronaldo Teixeira/AGORAMT
Wandrelei José dos Reis – Foto: Ronaldo Teixeira/AGORAMT

O juiz eleitoral da 46ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, Wanderlei José dos Reis, reuniu a imprensa na tarde desta sexta-feira (24), em seu gabinete para falar sobre os preparativos das eleições municipais e das datas do calendário eleitoral deste ano.

De acordo com o magistrado, o eleitorado de Rondonópolis, após o fechamento do cadastro eleitoral no dia 4 de maio foi concluído em 145.044 eleitores. Um aumento de 11 mil eleitores comparado as eleições de 2014.

Segundo dados da Justiça Eleitoral, a maioria do eleitorado de Rondonópolis são mulheres com 52,5% contra 47,5% de homens. Os locais de maior eleitorado são os colégios André Maggi e Daniel Moura.

Leia também:  Projeto propõe agilizar de forma online recursos contra notificações de trânsito

Com o fechamento do cadastro eleitoral, o juiz explica que é vivenciado neste momento a fase dos partidos definir seus candidatos.

“Muito embora as convenções partidárias só vão começar no dia 20 de julho e segue até o dia 5 de agosto, no momento em que serão definidos os candidatos dos partidos. Cada partido fará o pedido de registro, uma vez deferido o registro de candidatura pela Justiça Eleitoral, no dia 16 de agosto o candidato poderá participar das propagandas eleitorais que vão até a véspera das eleições que ocorrem no dia 2 de outubro,” explicou Reis.

Neste ano, a campanha eleitoral foi reduzida de 90 para 45 dias. O período de propagandas no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto.

Leia também:  GAECO | Operação “Convescote” já prendeu ex-vereador e ex-secretário

Segundo o magistrado, uma das preocupações da Justiça Eleitoral é a corrupção.

“No dia da eleição, daremos um olhar atencioso quanto isso, quanto a boca de urna para que não haja abuso de poder político e econômico, nem a compra e nem a venda de votos,” destacou o juiz.

Ele ainda explicou que anterior ao dia do pleito estará com a Campanha Voto Consciente nas Eleições Municipais de Rondonópolis de 2016, ministrando palestras em escolas e universidades e outras entidades falando sobre a importância do voto.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.